segunda-feira, 30 de abril de 2012

''AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR''

'' Amigo é Coisa Pra se Guardar'' Acabo de perder um grande amigo. JOSÉ RAIMUNDO seu nome. Amizade de quase sessenta  anos, interrompida, a primeira vez quando eu vim pra São Paulo em 1961. Ficamos mais de cinqüenta anos sem se ver, ou sem nos ver tanto faz. A cerca de uns quatro anos eu fui na Bahia, que é minha terra do coração, era a dele também, nos reencontramos de novo, foi muita alegria, das duas partes. Lembramos muitas coisas de nossas infâncias. O ZÉ RAIMUNDO como o chamávamos carinhosamente, já foi me levando nos lugares, casas dos antigos conhecidos, ele falava assim olhem quem está aqui, as pessoas não se lembravam mais de mim, afinal já tinhão se passado mais de cinqüenta ano, ele falava: é o irmão de Régis! ai era aquela alegria, você mora aonde? íamos em outra casa, a mesma coisa; moro em São Paulo, quando agente via, já estava na hora das novelas. Agora em 2011 estive com ele me pareceu bem. Conversamos bastante eu com minha mania de Poeta,  mostrei alguns poemas pra ele, eu podia ver o brilho nos seus olhos. Fui surpreendido ontem com uma notícia da Bahia que eu jamais queria ter. O PROFESSOR  JOSÉ   RAIMUNDO se foi, ele fumava muito, e desde muito novo, é como eu digo aos amigos sempre, os que fumam é claro: O cigarro só não  mata os que morrem antes. Eu estava lá nas festas juninas em 2011.Vim embora ele e o outro amigo Alfeu me fizeram prometer, que voltária em novembro pra o aniversário do Alfeu, e eu prometi. Pois é meu amigão se eu soubesse que você já estava indo, eu tinha aproveitado mais a sua amizade tão limpa, pura como um cristal um cristal. Coaraci porque deixaste esse filho partir? porque?.estou com o coração em pedaços. Cada vez que morre um grande amigo morremos também um pouco. Vai  Zé vá fazer amigos no céu vá...Pra quando nois chegar, você nos levar na casa de um e de outro e falar esse é um grande amigo meu sempre foi...


                                                      São Paulo 30 de abril de 2012.

                                          Euflavio Gois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário