Que saudade nois todos os nascidos fomos 12 metade homens metade nascemos em Sergipe, a outra metade nasceram na Bahia. O interessante é que os que nasceram na Bahia mesmo pai mesma mãe é as crias diferentes, alguns casos você não diz que são irmãos. Corre que vem o boi.cheguei a ver vaqueiro saltar do cavalo é ficar em frente ao boi é encará, é pegar o boi a unha. Ai era assunto pra semana toda, rapaz o vaqueiro fulano pegou o Toro unha, ochen foi mesmo, rapaz? o toro já ia entrando na loja A Predileta se não fosse o rapaz nem sei. um contava uma outro contava outra é o dia passava rapidinho, enquato isso nois ia buscar a roupa que a Elza tinha deixado no rio, Bons tempos aqueles, as mulheres tinha que lavar roupa no rio, não tinha maquinas de lavar roupa, muito menos sabão em pó.
Tudo naquela época era feito a mão : não tinha gaz, muito menos fogão a gaz,
O fogão era a carvão, a mãe levantava bem cedo pra acender fogo a carvão, ou a lenha, pra fazer o café da manhã, que era preparado com cuscuz de milho, ou uma banana da terra cuidas, uo ainda um ainpin.
A base da alimentação era feijão com farinha de mandioca.
A vida não era fácil pra quem era pobre, nois fomos doze mais o pai é a mãe quatorze em bora nunca tivemos os quatorze todos juntos, porque morreram no percurso alguns.
Por falar em nascidos, nois nascemos todos em casa fomos pegados como se dizia por lá, mamãe passou pelas mãos de muitas parteira, mais a que eu me lembro bem, é da dona miúda.
Dona Miúda era uma negra já velha devia ser filha de escravos com certeza, era uma pessoa bem pequena pra não dizer miúda, mais muito competente muitas gente pobre foi pegadas por ela.
Ela morava numa casinha de taipa ali no lado pobre da cidade, era só chamar é lá estava ela. Deve ter pegado de três a quatro de meus irmãos.
Coaraci é separada em duas pelo rio Almada, os dois lados são ligados pela ponte, mais acima do rio era ligada pelo'' pau do Peri'' que hoje deu lugar pra uma passarela de concreto.
Lado esquerdo de quem vem pra São Paulo, o lado pobre a chamada periferia, do outro lado, o lado rico, onde mora a elite; Os fazendeiros, os médicos,logistas os doutores.
Tinha os Bancos Econômico da Bahia é o Banco de Ilhéus. Tinha também a Prefeitura, O posto do CESP.
Os Cinemas a praça Getúlio Vargas antiga Euzinio Lavigne, A Barrage, em fim: tudo estava no lado direitolde quem vemsentido São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário