domingo, 26 de setembro de 2021

Estradas Reais , 50, 51, 52. 53, 54.

Livro Revista  Re50stência      




              Não intendo, mais sempre tem aqueles que voltam da Guerra para contar a história é. Numa Lavoura tem aquele Insetos  que não morrem, que ganham dos Inseticidas,  que voam aquele que salvam a especies, Não só sobrarão as Pedras, não tem um mal que seja eterno, por isso vamos lutar, vamos vencer, não tem essa de se ficar o bicho pega, não tem não. Cada um tem que saber o peso da sua fé, o  valor. Pé direito na frente, o sinal  da Cruz e ir, Eu acredito na rapaziada que segue em frente sem medo de ser feliz segura o rojão, também não tem que ter medo de ser infeliz, por quer tudo é muito passageiro, a felicidade é uma questão de minutos, em toda caminhada temos que esta pronto para vencer obstáculos, que não serão poucos, não serão. Porem devemos supera os obstáculos sem destruir-los. Os Obstáculos valoriza o seu chegar. Os Desertos que você encontra e atravessar vai  lhe dar forças, as forças que vai lhe fortalecer lhe ajudar na sua volta.  Me pegava pensando nas meninas que eu gostava, e que passavam por mim cheia de graça e nem me olhava, eu perguntava por que? eu não presto? o que eu não tenho,? vinha outra a mesma coisa, eu ficava triste, não resolvia, foi assim até os meus 18, 20 anos, em São Paulo piorou. Mais eu não me abalei, comecei a achar que o defeito era meu, não das meninas kkk. Eu era um tímido, tinha medo de me expressar. A minha adolescência e juventude passei toda sem namorar. Sem ser amado e sem amar, eu acho, ou se era amado ai eu não correspondia, eu não sabia... Eu tinha uma família grande para cuidar, não isso não é desculpa, com 18 anos recebi a missão de cuidar dos meus irmãos e minha mãe. Não sei se meus irmãos sabem disso, nunca achei que teria de ser diferente. Eu sabia que era só eu que eles tinha e pronto, foram anos muito difíceis foram, sim mais eu não estava sozinho, eu tinha minha mãe, eles tinham. e fomos vivendo um dia após outro, e assim chegamos onde estamos agora. Estamos no momento enfrentando uma Pandemia mortal, já perdemos mais de 430 mil seres humanos. Esse numero se encontra crescendo assustadoramente, não sabemos quando ira parar.



                                                                                                                                                50                                                                                                                                  

------------------------------------------------------------------------------------------------------------ -------

Estradas Reais.

Livro Revista.




          Temos uma contidade muito grande de trabalhadores que perderam o emprego, que estão agora sem renda nenhuma,  que estão sem segurança alimentar, oque fazer? Precisamos de governos sábios, federal e estadual, governos que saibam cuidar  de gente. É preciso pra Cuidar dos heróis que trabalham na saude é preciso. É preciso que os chefes das Nações sejam grandes e sábios lideres, que eles coloquem seu povo em primeiro lugar. Como fazer isso num país como o Brasil? Num país sem Estadista, sem Cientista, num país sem ''Prémios Nobel.  Onde as Elites não aceitam perder  mordomia. Num país onde suas riquesas foram construídas por trabalhadores Escravisados cruelmente, que por mais de 350 anos. Escravizados. Elite sintonizadas  como nos dias de hoje, em sintonia com os governos de ontem e de hoje.  Eles não deixam o povo negro viver com dignidade, o povo trabalhador, jogando  esse povo na Rua em vez de contrata-lo como trabalhador assalariado os jogou pra fora da porteira das suas Fazenda sem nada para viver e esse mesmo povo Negro, valoroso vem sofrendo ha mais de 100 anos de ''Liberdade'' que hoje já são mais da metade da população brasileira. Vivem jogados na pobreza sendo mortos pela por alguns Policias, coloco excessão, podia nem colocar, eu podia. Devemos pedido de Perdão verdadeiro, pedido de desculpas Universal a esse povo Nobre por natureza, A Essa Africa maravilhosa, que tem nos dado tanto, principalmente OS CRISTÃOS TEM QUE PEDIR''. No caso do Brasil que foi o Ultimo a mal Libertar os Negros da Escravidão, culpo também a Lei Áurea, Lei feita nas coxas. Cadê os Artigos da lei, cadê os incisos cadê os parágrafos? cadê os Abolicionistas? Cadê Rui Barbosa, Joaquim Nabuco? cadê Patrocino? A história cobra meu irmão. Saudo a RESISTÊNCIA Blindo o Drinks aqueles que diante da morte resiste . Diante do pelotão Recita uns versos.





                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            51                                                                                                         

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     Estradas Reais 

Livro Revista.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             '' PLUMAGEM''                                                                                                                       

                                                         Não não tenho mais as minhas

                                                         Belas plumagens

                                                         O verde dos meus olhos

                                                         Já verde não são mais.

                                                         Sua coe mudou de cor.

                                                         Agora é cor de palha

                                                         É cor de cinza é cor de nada

                                                         Não me importo tenho labia

                                                         Palavras aprumadas 

                                                         Alinhadas bem faladas

                                                         Escolhidas bem colhidas

                                                         Na Gramatica sim

                                                         Não preciso de Plumagens

                                                         Só preciso de passagem

                                                         Da licença pra eu passar.

                 

                                                                      Fim.         E. Gois.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

                                                                                                                                           52

                                                                                                                                                                            ---------------------------------------------------------------------------------------===================---

EstradasReais .

Livro Revista.

RESISTÊNCIA .



             Sempre tem os que se salva de um grande incêndio, ou se salva de um desabamento ou terremoto. O inseticida não mata todos os insetos, sempre vai salvar os que vão manter a Especie, alguns se salvam de desastre de Avião, tem. por quer rodos somos úteis, todos temos função aqui, engana-se quem pensar que vai destruir o planeta. Dizem os que leram a Bíblia  que o mundo se acabara por fogo. Assim falava minha mãe e outras pessoas do seu tempo eu ficava ouvindo com medo, pela certeza que elas falavam. Minha mãe falava que o ano dois mil não chegaria, falava até os eventos que estavam previstos, falava do Eclipe no Sol. que o Sol ia se apagar, e O Rei do Inferno ia passar de casa em casa ''resgatando  as pessoas para ele.  Lúcifer era o nome do dito cujo elas diziam Credo em Cruz três vezes... As pessoas do Século 19 eram outras trazia muito bom humor e também mal embutido, as pessoas faiam de uma pequena história um causo grande, um espetáculo.  A dona Bibiana era uma senhora vinda do Século 18, do tempo do Cativeiro como era chamado aqueles tempos da Escravidão, ela ia lá pra casa e ficava a tarde toda contando Causos, eu perdia até a hora de ir brincar, de ir pra o Rio. falar com as aguas, que vinham limpinha da nascente, falar com as Pedras do Rio. ouvi-las cantar.. O meu pai me chamava de besta por isso, eu sorria. Para mim foi uma grande expectativa a espera do ano dois mil. Em fim chegou ele o ano dois Mil e eu estava acordado para ver, não falei com ninguém sobre isso, não falei.  Hoje sou uma pessoa, de quase oitenta anos de idade, me sinto um jovem, tenho jeito não de jovem, mais de um cidadão comum sem o peso da idade, Escrevo, sou Poeta apresento os meus poemas em Saraus, Me Exponho. Exponho minha ARTE. Sou Resistência. E  É preciso da grande mídia, para ser reconhecido, nacionalmente e Internacionalmente, talvez não disponho mais desse tempo, as minhas Cerejas já comi quase todas kkk, já estou comendo as amassadas da bacia, mesmo assim estou trabalhando muito, tenho uma obra encomendada, não posso ir embora sem a entregar, pretendo deixar rico o meu acervo. e vou deixar.



                                                                                                                                              53

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estradas Reais 

Livro Revista.



 

                Preciso escrever o meu Grande Romance. A minha Grande Obra eu preciso... A noite olho pra o Céu ver as Estrelas brilhando, parecem que brilham pra mim. vejo algumas amigas e amigos junto com elas. Tenho certeza eu vi a Luzia amiga querida que se foi tão cedo e sem avisar, era tão jovem e tão linda, me dar um friozinho no coração só em pensar. Escrevi um coraçãozinho no Pau-Brasil para ela, eu a amava amor de irmão eu acho. Ela esta lá no meio daquelas Estrelas. ela me ver.   Vejo as pessoas que me deram doces quando eu era pequeno, digo: mais pequeno do que agora, sorrio agradecido, que anjos? Já vi coisas de mais vou abaixar a cabeça, deu vontade de chora, eu acho que vou, é eu vou chora, ninguém é de ferro, ninguém. Sei bem conviver com a solidão, até acho uma boa companheira. Me sinto forte sozinho, absoluto. Com o tempo aprendi viver assim, mesmo que eu tenha muita gente em volta, estou sempre só. Não gosto de alguém tendo pena de mim. Porem gosto que todos vejam minha ARTE, LEIAM OS MEUS LIVROS. Gosto de saber que minha Arte vai ser vista. Faz parte da minha construção. Aprendi isso no Cinema, em algum momento da fita me passaram isso. Em alguns momentos, não saberia dizer qual... Acho que vou por um Poema!


                                                                                                                             





                                                                                                                                         54

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    


 


                                        


                                             

                                     

                

                                    

                                 

                                          

                     

                                        

                          

                                         


                                      

               

                                       

                                               

                                              

                          

                                 

                                          

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   




                                                                                        

  



                                               

                                   

                                           

                                                 

                                                 

                                                 

                                              

                                            

                                        

                                              

                                                 

                                                

                                                 

                                                

                                               

                                               

                                             

                                                

                                              

                                               

                                                


                                              

                                                

                                             

                                            

                                       

                                               

                                              


                                   



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     PG.98.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estradas Reais .

Livro Revista.

                                                                                                                                                                                                                                           

        Aprendi sobre a grandiosidade do ser. Admiro os grandes Escritores, os grandes Artistas Plásticos, os grandes Atletas, os grandes Atores do Cinema. San Connery, Gregory Peck. Sempre  achei que poderia ser um Escritor, ao mesmo tempo achava não, é muito difícil escrever então eu vou ser Escultor tem mais haver comigo eu dizia, precisava escolher o material,  Pedra não, quero algo mais mole, escolhi madeira. Pensava como vou atingir o publico? como vou? difícil preciso de uma praça publica pra estalar o meu estúdio, onde eu possa ser visto.  Preciso ser conhecido antes de morrer. também não é bom assim eu vou ficar com pena de morrer, isso não é bom, não é. Esse momento que a humanidade atravessa esta sendo muito cruel para todos, por outro lado para os artistas tem sido muito criativo. E u por exemplo estou descobrindo outras formas, outras técnicas.  Eu não pintava estou pintando. Tenho tido um relacionamento muito bom co a Arte, tenho conhecido outros artistas excelentes. A Arte sempre teve um lugar ao Sol em mim, eu via os Astros de Holyrood como um amigo, como um conhecido, como  uma velha Beata ver um Santo da Igreja, eu via, Vários nomes sagrado digo Monstros Sagrado que eu trouxe da infância: Kirk Douglas, Glen Ford, Atrizes Brigitte Bardot, Gina Lollobrigida, Ava Garner. e outras. Encantaram minha vida. Só sei dizer que a minha vida foi e tem sido encantadora, desde os primeiros anos. Uma vez foi encontrado uma cobra passeando na borda da rede onde eu dormia. Dai foi armado o maior panavoeiro com a história dessa cobra, foi um pega pra capar danado, minha mãe deu um grito tão grande, tão alto que o eco foi ouvido na fabrica onde ela trabalhava.Bom eu fiquei sabendo disso quando eu já era grandinho, que eu ouvia ela contando pra as amigas de fabrica ou as vizinhas. Depois dessa, outra  vez eu ia pegando um ''Jaracuçu Pico de Jaca'' com a mão, só  não pegue, por que antes eu chamei, eu gritei: Mamãe olhe! ela olhou eu já estava abaixando pra pegar a cobra que estava dormindo em forma de rodilha. Minha mãe deu um grito que diz a lenda que foi ouvido em Manaus.


                                                                                                                                            PG.99.

----------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais.

Livro Revista.

        

Um grito que estrondou por dentro da roça de cacau, que ela tinha dado quando da rede,  maior do que o todos os gritos juntos. Eu chorei de susto, eu puxei a mão kkk e corri pra ela estávamos andando em fila eu era o ultimo da fila.  O ultimo! tínhamos chegado ha pouco tempo de Sergipe,  ainda não conhecíamos  os costumes da terra nova.  Para mim a vida só estava começando e prometia muito. Porquê eu nem sabia que vinha pará em São Paulo a Quelas alturas. É mais vim e estou aqui livre leve e solto. Falar mais um pouco da Lei Áurea que só  de bonita tinha o nome, deu a liberdade para os Negros, mais lhe tirou todo ''o pouco que tinha'' e soltou nesse mundão sem nada para viver e colocou mãos de obras brancas nos seus lugar. Eu pergunto: cadê os Abolicionistas, e a Princesa Isabel, cadê a Igreja, o Papa cadê? Um País recém descoberto,  os descobridores saqueando tudo que brilhava, gente nova nascendo foi mais de 300 anos, o trabalho era feito por Escravos, as mansões e Igrejas era feitas por Negros escravisados, os Artistas eram Indios ou Negros. Tinha um Tronco em cada Fazenda para cobrarem os Negros, Os Capitães do Mato, ha os Capitães do Mato que eram Negros de outras estirpes. nem sei o que escrever. sobre isso. Europa e Estúpida. Nem sei o que escrever já que sou descendente.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       PG.100.                 ------------------------------------------------------- --------------------------------- ---------------------------------------




                                                                   



                                                  

                                                                                                                 

                                                   

                                                         

                                                                  


                                                      

                                                 

                                           

                                         

                                                                

                                                                 


                                                                    

                                                                   

                                                                  

                                                                                           

                                                                 

                                                       


                                                                                          

                                                   


                                                                                                                                                                                         

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Menino Rei.







                                                               A cada segundo  somos outra pessoa.


                                                     

         

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           


              

                                                                                                                                          PG.87.        

--------------------------------------------------------------------------------------------- -----------------------------------                                                                                                                                                            

                                                                                                                                                                                                                                                         

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário