sexta-feira, 9 de setembro de 2022

 Estradas Reais. Livro Revista., 23,24, 25, 26, 27..

    


   Itaim Pedra pequena do Tupy Guarany.


             Cheguei no Itaim Paulista em 1965. E logo transformei no meu lugar. Um lugar amplo com uma boa paisagem como eu gosto de ver, ali terminei de me transformar em adulto. era um lugar vazio, amplo já com arruamentos. Fomos morar numa casa pequena de três cômodo, longe do meu trabalho pra xuxu, mais tinha o trem que me deixa ainda longe da minha primeira fabrica. Enfrentei vários anos pegando o trem das cinco e meia lotado! dando uma longa caminhada da estação onde eu descia até a fabrica de molas onde  eu trabalhava. Minha mãe arranjou um lugar onde ela cortava varinhas de madeira para cercar o quintal. Foi aparecendo vizinhos, aos poucos o bairro foi crescendo, se equipando assistir a fundação de uma ''Sociedade Amigos do Bairro  ''Fundada por alguns  homens, senhores entusiasta, numa época que não se tinha liberdade para nada, vivia-mos num regime Militar. Mesmo assim seguimos fazendo amizade  e conquistando benefícios como: Linha de ônibus, asfaltamento das Ruas, Luz Elétrica, Agua e Esgoto, para o lazer do povo a minha casa era pequena demais e baixa, eu cismei de subir ela mais um pouco, comprei o materiais e num fim de semana levantei vinte centímetros, foi um trabalho de gigante, mais consegui. continuou alta agora mais pequena com um só quarto , comprei matérias e fiz mais um cômodo. Agora falar um pouco da A  Sociedade Amigos do Jardins dos Ipês e Vilas Reunidas  promovia grandes bailes nos finais de semana. com Artistas da época. Trio Nordestino, Paulo Sergio e outros  não lembro mais. A Sociedade Amigos do Jardim dos Ipês e Vilas Reunida teve os seus dias de gloria. Também trouxe muitos benefícios  para o nosso bairro alias todos os benefícios como agua, luz  transporte publico, pavimentação. até hoje ela existe no bairro.Eu cheguei a ser o 23seu presidente pos alguma coisa em torno dos dez anos, levei o viva leite para as crianças que nasceram na época. coisa que me deixa muito feliz por ter feito isso junto com a minha diretoria. Mudei pra o Itaim em 1965, o bairro era bem abandonado pelos Prefeitos da queles tempos e pra complicar o regime de governo do nosso país era mais uma vez o famigerado regime Militar.



                                                                                                                                              pg.23.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais. 



            O bairro do Itaim era dormitório, o trem saia da estação derramando gente pelo caminho, era um verdadeiro salve-se quem poder, quem quiser. Embora o Itaim Paulista seja um berço de assaltos e moradia de assaltantes eu nunca fui assaltado nos quase cinquenta anos que morei por la, quando solteiro não me preservava de sair a noite, sempre fui boémio farrista nato, grande caçador de bailes dos anos setenta, oitenta. Ali arranjei um irmão, o jardim dos Ipês era o meu Porto Seguro. Eu e meu amigo tinamos nossas mães rezando por nós em tempo integrau, dai nada de ruim nos acontecia. O meu amigo o Fabio Avelino um jovem alegre que gostava de caçar mulher, era um bom caçado, naquele tempo ele ja tinha uma linda profissão, ele era marceneiro, eu não tinha. ele é um homem preto, um cara muito honesto, certa vez um amigo em terceiro grau nosso queria passar droga pra nós, fizemos ele jogar a droga fofa, demos um ultimato pra ele, ele muito mais velho do que nós estava subindo para ir pra casa umas meia noite, nós meio bebedos ele e nós num certo ponto do caminho deserto ele se chamava Dito nos ofereceu a droga, nós recusamos os dois alem disso fizemos o ultimato pra ele: se você quiser seguir mais nós e ser nosso amigo você vai jogar essa porra fora agora. nunca esqueço dessa fita. Eu e esse Fabio fizemos uma aposta uma vez pra ver. quem casava primeiro, que se casasse primeiro ganhava um peru do outro. Isso lá na década de 70, ele casou-se primeiro eu perdi o peru. Eu paguei a aposta co dois frangos gigantes, no lugar do peru. Fiquei um tempo magoado por quer ele não me convidou para o almoço de casamento. Somos muito amigos, até hoje, passou uns tempos eu casei também e seguimos a vida de casados. Ele e eu seguimos bebendo só que agora cada um pra um lado, afastados. Uma madrugada acordei assustado com ele me chamando no portão, levantei abri a porta era ele bebedo falou: Flavio trouxe uma coisa pra você pegue aqui, um amigo meu matou um boi e eu comprei umas parte do boi e lhe trouxe esse pedaço. Era uns cinco quilos de carne. uma peça de alcatra. Ta bom Fabio obrigado ele foi embora. 




                                                                                                                                                  pg.24.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais. 



             Amanheceu o dia fui ver o presente, fiz um negativo com a cabeça, peguei a carne e fui levar na casa dele. O Itaim foi a minha morada por mais de cinquenta anos, lá construi os melhores amigos ao longo desses mais de cinquenta anos chorei a perda de muitos deles, foram ficando pelos caminhos, mais ainda tenho o Fabinho, Fabinho se converteu ao Cristianismo ficou muito reservado,  foi pra igreja do  Bispo Valdomiro ficou um cara muito apagado, ele teve dois filhos homens, mais perdeu um ficou uma pessoa muito triste. Mais foi uma pessoa muito marcante na minha vida.  Posso dizer que amei muito esse ser humano. E eu? ah eu virei Artista plástico, Poeta, Escritor e Pintor com pintura vista em NY. Israel. Boas Exposições em São Paulo, caminhado. Sigo sempre evoluindo, hoje faço da Arte o meu principal passa tempo. Estou finalizando. a casa dos setenta 70, em 2021 ganhei a minha primeira netinha, em 2022 o segundo netinho. Voltando a falar do Itaim Paulista, das suas paisagens dos anos sessenta, nos anos sessenta o Itaim atrasado mais sofria o privilégio de ter o Rio Tiete passando nas suas terras. Ou ao contrario o Itaim que teve o Privilégio de ser erguido nas terras banhadas pelo famoso Rio Tiete, eu fui muito feliz de viver e criar os meus filhos nesse senário cheio de verde ainda, bem perto de matar com o nosso famoso Rio Tiete passando praticamente ao lado da minha casa. Existia ali nos anos sessenta, setenta um refugio bem perto do Rio Tiete chamado de Boi Sentado que agente visitava. Eu e meu amigo Fabio gostava de ir lá, talvez pelo nosso espirito de aventureiro agente gostava de ir lá, agente pensava de encontrar a causa por quer aquele lugar se chamava boi sentado, acho que era por isso. Na verdade não tinha sinal nenhum de construção nenhuma esse local depois foi invadida por moradores sem teto, que forraram aquela várzea de moradia precária, mal construídas, não fomos mais lá o lugar perdeu também o seu nome, foi engolido pela história. Um bairro com a minha cara, longe de tudo nossa metrópole era São Miguel Paulista, mais tinha por lá dois  cinema, uma ou duas boates de quinta.



                                                                                                                                              pg.25.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    Estradas Reais. 


 

               Uma ou duas casa de mulher Dama. Parque de diversões com roda gigante, serviço de auto falante, e muita paquera, uma noite uma menina falou olhando bem em cima de mim: nunca namorei um moço de olhos verdes quase morri. Eu fui Pioneiro no bairro do Jardins dos Ipês, cheguei lá tinha umas dez casas, quando sai o bairro estava todo ocupado, foram bons  55, cinquenta e cinco anos ali, quando cheguei me encantei com os milhões de vagalumes a noite nos iluminando, que coisa mais linda. Vou falar do que era mora ali onde eu morei e trabalhar onde eu trabalhava era doze pra leão, eu tinha que andar todos os dias vinte e cinco minutos pra pegar o trem da cinco e meia, depois descer num estação antes da Penha, essa estação que eu descia nem existe mais, descia e caminhava mais trinta minutos até a minha fabrica de molas de automóvel. Jovem fazia isso e nem via, afinal eu tinha minha mãe e cinco irmãos pequenos pra olhar.  Fazia tudo isso num regime Militar horroroso e sanguinário se você reclamasse do governo você ia preso e ser torturado ou morto, existia olheiro em todo lugar que você estivesse, muitas vezes fui salvo por pouco, cheguei a ser preso por vadiagem, vadiagem foi uma causa que eles inventaram pra prender trabalhador, que eram encontrado em bares, na zona, em outros lugares do gênero. Na queles tempos a coisa era tão esquisita que você, ninguém podia ter um carro vermelho, as fabricas não fabricava carros vermelho, os escritores escreviam, os poetas, compositores, eram censurados. O Geraldo Vandré teve a sua musica linda censurada e ele  o Geraldo Vandré foi preso e torturado. A musica ''PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES''. Pedra Pequena é o nome da bairro aonde eu vivi a minha vida inteira em São Paulo, não tenho inveja de quem viveu a vida inteira em Paris, Grabetanha ou Dinamarca. Vivi como teria vivido em qualquer lugar. Falar de dois amigos marcante daqueles que henriquese a vida da gente: o Jimba moleque preto, alegre trigueiro, trabalhador exemplar grande companheiro nas saídas a procura de baile, fiquei muito triste quando ele partiu prematuro. O Julinho outro grande amigo, ele tinha uma vitrola em casa, bem na sala.


                                                                                                                                             pg.26.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais.

 

Comprava um disco e já me chamava pra ir na sua casa ouvir. Naqueles tempos ouviámos muitos vinis discos vinis. Eu ia pra não desfazer, ouvia o disco tomando vinho com ele, ele tinha  Avô, e contava que seu Avô tinha vindo da Bahia a pé. O Avô dele era um preto velho O Julinho era de uma família excelente tina mais dois irmãos. era torneiro mecânico, casou com uma menina dali mesmo do bairro, gostava muito dos bailinhos, ele morreu prematuramente eu fiquei sabendo dias depois. Salve Julinho onde você meu grande. Ali eu também conheci a menina que viria a ser também a minha esposa, casei em 77. Não apostei peru, por isso não ganhei. Outro amigo dos bons, o Aurílio, esse não casou, os amigos dele assim como eu foram se casando, ele ficando, não aguento o fato dos amigos ter se casado ele não entrou em depressão e se acabou no vicio do alcool, não desprezamos ele. eu sentia muita tristeza quando o encontrava naquele estado. Um grande amigo ficou morando na casa da mãe ate morrer. São Paulo perdeu assim um grande trabalhador, perdemos um grande amigo dos anos 70 Com toda a sua bagagem.






                                                                                                                                                pg.127

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais. 28.29.




                                                                      ''O Dito pelo não Dito'' 

  

                                                              Criança gostava de olhar 

                                                              os homens fumando

                                                              Não sabia o que era fumar

                                                              Achava que eles chupavam cigarros

                                                              Não sabia o que era cigarro e

                                                              Nem chupar não sabia o que era 

                                                              Nada. O que é nada?

                                                              Sabia que Nada não é nada 

                                                              Ou nada é tudo

                                                              Ficava encantado de ver  

                                                              Os homens soltando fumaça 

                                                              Pela boca pelo nariz acho

                                                              Que pelo ouvidos  

                                                              Penava: Um dia vou soltar 

                                                              Fumaça vou evoluir vou 

                                                              Soltar fogo pela boca pelo 

                                                             Nariz eu dizia saia a dizendo

                                                             Até deixar o dito pelo não dito

                                                                         

                                                                                    FIM.

                                                                                                                                          PG.28.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estradas Reais Livro Revista 


      Poesia 


                                       Preciso de azas para voar

                                              Preciso de ar

                                           Preciso de sonhos

                                        Preciso da matematica 

                                  Tenho que recontar meus dias

                                              Minhas horas 

                             Ver o que tenho ainda quanto tempo

                                              Preciso saber


                                             

  


;

                                                                                                                                    PG.29.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário