terça-feira, 5 de junho de 2012

VII Capitilo. O Mal feito Perfeito.

Eu tinha meus treze anos, menino sonso, mais danado tava aprendendo a fumar achava magico os homens soltar fumaça pelo nariz. Eu ficava abismado com isso, e pensava isso é possível? mais a pessoa só precisa fumar pra fazer isso? sim a pessoa só precisava fumar pra fazer aquilo soltar fumaça pelo nariz eu pensava vix tó dentro, fazia cigarro de papel e fumava, me intoxicar, mais fumava o cigarrinho de papel, foi uma alegria muito grande quando eu consegui soltar a fumaça pelo nariz. A ideia era soltar fogo pela boca ou até mesmo pelo nariz, sim eu achava que uma vez soltando fumaça, pra soltar fogo era um polo.    
Naquele tempo mulheres não fumava.
Só as rebeldes ou as prostitutas, e as velhas cachimbeiras, minha mãe fumava cachimbo desde muito novinha, uma coisa que as mãe da gente nunca foram. Cigarro de maço só os homens e as prostitutas e as rebeldes eu fazia cigarro de papel e fumava muito escondido.
Uma vez eu estava fumando meu cigarrinho de papel em casa, eu peguei uma estera me enrolei nela uma especie de tubo e quando eu sugava  fazia um clarão na sala, não tinha luz elétrica, meu pai vinha chegando e me pegou com a boca na botija digo no cigarro foi uma pisa.
Mais não me fez desistir, continuei com a ideia de soltar fumaça pelo nariz, quem sabe se eu não evoluía até soltar fogo?
Trabalhava com agente o Tonho um cara muito engraçado que contava umas histórias de trancoso, eu gostava dele, ele me chamava de Mostarda. porque eu era meio loiro ou loro não sei com se escreve isso vai as duas formas.
O Tonho fazia as viagem pro ouro quando papai não podia ir ou tava com preguiça.
Seu Isárias era o homem que fabricava os requejãos e a manteiga que meu pai vendia na feira, nessa semana tinha encomendado uns pacotes de cigarros, e o Tonho ia com três animais mais uma montaria ,quatro.
Boneca, Paquinha e Ouro Preto. Só que ninguém sabe como  Ouro Preto extraviou-se do grupo e se perdeu, ficou perdido quinta sexta e ametade de sábado.
Quando o Tonho chegou só com dois animais com as cargas. Cade o Ouro Preto? Tonho an cade Ouro Preto? não sei justo o que tava levando os cigarros.
Meu pai ficou enlouquecido, e com razão ai saímos todos a procura  desse burro mais onde? em todo lugar é claro  vai ali vai aqui, na barragem, na estrada de pimenteira no raio que o parta, na baixa da egua no sambas calem, na caixa prego na puta que pariu, e quem acha o burro? Quem?, quem.?
Eu achei o burro justo eu, ai me veiu uma macabra ideia: Vou pegar um maço de cigarro e depois eu anuncio o achado. A ideia se materaializou e pronto executei o plano.
Abri um pacote de holliwoold. e tirei um maço e  tava prontinho mais um fumador.
Corrir em casa que era perto dali e anunciei o achado, achei o burro, achei o burro  ninguém me chamou de herói. Mais ele não me deixou pegar tá lá perto do campo, com a carga e tudo, mais não me deixou nem chegar perto. Beleza fomos todos lá no campo buscar o Bicho.
O cinema nacional naquele tempo era muito bom e olhe que não era fácil ser bom frente o cinema Americano ,Frances, e Italiano.'' Lampião o Rei do Cangaço''  o melhor filme da década de 50. sem duvida. Estrelado por Milton Ribeiro. A musica  do filme: Maravilhosa ''Mulher Rendeira'' Um roteiro Espetacular,quando passou ninguém falava em outra coisa por lá...
Mais também tinha as chanchadas, com Grande Otelo, Derci Gonçalves, Oscarito, Anquito. Odete Lara. E
Os que chegaram mais tarde como: Chico Anizio, Ronald Golias e Renato Aragão Mussun e Outros.

 Eu pegava muitas coisas do cinema como jeito de andar, de falar, e até de ser.
Sim mais vamos ver o que aconteceu com o problema do  Ouro preto e a confusão do cigarro.
Ainda bem que quem roubou roubou só um maço, mais quem será que fez isso e  você Tonho como foi perder o burro, só sei que Tonho nunca mais trabalhou pra nois.
O Tonho morava bem enfrente ao Cemitério, ele contava que uma vez ia chegando em casa, vinha de uma festa de candomblé quando chegou a uns des metros de casa viu um volto sentado numa pedra que tinha em frente a sua casa, onde todo mundo sentava e esse vulto foi se levantando e foi pra cima dele que   igual louco e quando ele olhou pra traz tinha um  bocado de pessoas digo almas, todas com faixo de fogo correndo atraz dele.
Ele caiu, e foi encontrado no outro dia no pau do peri.
Quanto ao problema do furto do cigarro eu estava pronto pra morre se fosse preciso na  taca mais não ia jamais me entregar. coisa que aprendi no cinema.
Por falar em pronto pra morre, lembrei de um grande epizoide de minha infancia! meu grupo era  Quinda, Edesio, Tonhizé, Nengo e outros que não estava nessa cena. A Cidade estava agitada dia de comiscio em Almadina, meu irmão já estava lá com a turma dele que eram alguns ciclistas verdadeiros azes do ciclismo da epoca, eu e meu grupo não tinha bicicleta e nem era eleitor, mais queria ir e  vim quantas vezes fosse possivel, eu já tinha ido umas duas ou tres vezes, mais tava na praça doido pra voltar de novo, mais o fiscal da viage não deixou agente subir no onibus, pois nois pra fora  mais nois subimos no bagageiro e ficamos bem quietos lá em cima.
Os onibus naquele tempo tinha um bagageiro no teto, com uma escadinha que levava a pessoa até lá pra colocar as malas e objetos, pois é nois ficamos quietos la em cima, o onibus deu partida e pegou a estrada alguem viou nois lá em cima tudo bem, quando o Onibus já tinha rodado mais ou menos um  kilometro, alguem percebeu barulho em cima do onibus , e falou com o motorista que parou o onibus e fez nois decer imediatamente, nois decemos e saimos correndo e chingando o cara que nos caguetou de tudo que é nomes conhecido e até desconhecido, beleza. O bemdito Onibus andou mais uns dois kilometros e virou numa curva perto do rio Almada ficando escorado numa arvore na beira da estrada. Foi um  reboliso a noticia correu  e chegou logo na praça onde tinha saido o Onibus, meu pai meu irmão, meu pai e  não sei mais que, meu irmão ficou louco quando soube que eu estava em cima do onibus, veiu com tudo de Almadina e me encontrou sucegado sem saber de nada ainda, a noticia da virada do Onibus chegou primeiro do que nois na praça. Eu lembro disso até hoje. Se nois tivessemos em cima do Onibus , nois tihamos voado longe e caido em cima das pedras dentro da roça de cacau, pelo menos uns dois de nois tinha morrido com certeza, mais o homem continuou chingado até a sua decima geração.
Ali eu tive a prova que meu irmão me amava, e é por essas e outras que eu estou indo visita-lo  lá na Bahia sempre que posso. Uma coisa é certo: O cara salvou nossas vidas, esse mesmo cara o meu irmão quase partiu a cabeça numa briga desigual, meu irmão com uns 15 anos  ele com uns30 anos mais velho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário