quinta-feira, 11 de agosto de 2022


.      Estradas Reais.38.39,40,41,42,43,44.

Livro Revista.

                           Rio Almada

 LIVRO DE CONTOS.

 

           O Almada de águas limpas como cristal, foi a minha casa, foi a minha Rua, o seu leito foi o meu jardim. Eu conversava com as pedras do Rio, elas sorriam e cantavam para mim.  Meu amigo Quinda não se afastava de mim. Eu ali era um Sertanejo que nunca tinha visto tanta agua, nunca tinha visto um Rio tão grande, deitava pensando nele, acordava cedo pensando nele, nas suas pedras, nas suas vidas, nos peixes, nos bichinhos que nele moravam, nos camarões, Pitus, que não eram abundantes por quer? as pessoas pobres não deixavam os peixes se criar. Os anos iam passando, vinham novos amigos, pobres amigos cheios de histórias de pobreza, os pais não tinha profissão, a mãe lavava de ganho no Rio, já o meu pai, tinha uma bela profissão e não gostava do que sabia fazer, como ninguém é perfeito ele não gostava. O meu pai era Carpina. Largou a profissão para ser comerciante, um péssimo comerciante, tratava mal os clientes, péssimo: não tinha paciência com idosos, quando um idoso ia lhe comprar qualquer coisa ele se irritava com muita facilidade, eu morria de vergonha do comerciante que ele era, pobre do meu pai... O Rio Almada me fornecia vida, me fornecia prazer em atacado, eu sorria, achava que o Rio era meu e era, fui na sua beirada me despedir uma quinze vezes, para vim embora, acho que ele chorou, eu chorei, as pedras choraram. Ele esta lá do mesmo jeitinho acho que há mais de mil anos, não sei ou talvez dois mil. Cheguei por aqui um pouco mais que um menino, tinha dezoito anos, o Rio não saia de mim, não saia. Encontrei aqui outro Rio, um mais conhecido, muito mais famoso, mais não me conquistou, não encontrei sua margem, não encontrei suas pedras. Não encontrei nada seu. Meu coração continuou partido, despedaçado, pra eu juntar os pedaços foi bem difícil. Seguir sempre nos pensamentos, resgatando as  lembranças, as histórias da minha vida, da minha infância com toda a sorte  de coisas boa. Eu acho assim, tudo ali era vida, era boa vida, amigos, amigas, escolas Professores, até os tombos, até os ruins eram bons, as topadas que arrancava as unhas, era sempre difícil para causar sapatos se tivesse, pois os dedos estavam sempre arrebentados de topadas. Mais era bom.




                                                                                                                                              pg.38.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais.




 

              Não  guardei nada, ninguém guarda, uma roupa, brinquedo, uma foto. eu não guardei nada, nada... Menino Rei muitas vezes desci sozinho, subir sozinho a serra de João Vital, cheia de histórias de Assombração, diziam que era vistos em um ponto bem conhecido de serra de João Vital um Homem carregando nas costas outro homem, diziam... Eu acreditava nisso. Eu sempre que passava por ali lembrava e corria como louco desesperado, depois que estava livre sorria. O sorri sempre foi a minha maior arma. Sorrio sempre que chego em algum evento, escolho as pessoas para jogar sorrisos soltos, até encontrar a pessoa que me convidou, ou ser encontrado por ela. Não eu não sou bobo e nem índiota! Como eu estava falando: Não consigo parar de pensar naqueles homens destemidos ou por necessidade se atiravam de corpo e alma vindo muitas vezes do Sertão atras de riqueza, as vezes encontravam, as vezes viravam Pistoleiros, Jagunços por pura necessidade, mais os solteiros é claro. Tenho pena do que sobrou, doque sobraram de tantas lutas, de tantas mortes até, aqueles homens no mato eram invasores de terras Indígenas, eles não tinham noção o que era isso, pra eles índios não eram nada, não era gente! Para eles os Índios eram os invasores, quando os invasores eram eles. Acredito que muitos Índios foram mortos assim, não só na Bahia, mais em todo o Brasil e em todo mundo, Na America toda por essa causa. Precisamos rever a nossa história, saber mais saber ela decifra a história verdadeira e justa. Não temos culpa, somos apenas povo, apenas povo, a massa...  Eu achava bonito tudo de dia e sonhava de noite. Lembro da minha emoção ao ver o Sr João Vital, que até aquele momento eu só o conhecia de nome. fiquei encantado ao ver aquele homem que tinha o nome de Serra estava ali bem na minha frente, e eu pequenino, calças curtas mal feita e pés descalço. O tipo cinematográfico daqueles homens me deixou de queixo caído! Parece que ele me viu, ainda tenho essa duvida e penso: Será que ele me viu? Ele era um grande mito para mim e para muitas outras pessoas, os meninos comuns não pensavam assim como eu.  Falo ainda com uma neta dele ate hoje, me emociono ao falar e ela me tem como um grande amigo e sou. 


                                                                                                                                            pg.39.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais.

 

               Professora Eponina, pessoa encantadora, brilha como as Estrelas, a Lua  nas minhas lembranças. Quero aproveitar esse momento: Semana que o rio Almada esta recebendo um dos maiores volumes de agua de toda sua história recente, não tem nada registrada  de outra enchente dessa envergadura, e com essa duração. Estamos em Dezembro de 2021. Todo o extremo Sul da Bahia embaixo d'água. Coaraci em baixo d'água. Para mim João Vital era como se  fosse um Rei e sua neta como as aguas do Almada. Era como a Lua lá no Céu, sua irmã Efigenia também encantadora, se não fosse pela minha idade baixa alem da conta, eu teria ficado para namorar e me casar com  uma delas, pois eu amava as duas. Alem delas eu não enxergava outra mulher que ma fizesse enfrentar tudo, ai vim embora, larguei tudo por lá. Muitas vezes  a vi soberana amontado em um Burrão Esquipadór em dia de Carnaval. Lembranças lindas maravilhosas. Girú era seu pai ele vinheram de Itamotiga  para Coaraci para por   seus filhos no ginásio para  estudarem, apesar de serem pessoas analfabetas deram muito valor ao estudo para seus filhos e Netos. A gente que era de outra classe não via os filhos dos Ricos, mais os filhos de Girú brincavam com agente normal. jogavam bola, pinhão, nadavam no Rio e cassava passarinho de gaiola. Eu admirava e admiro muito  aquele povo quase  extinto, como eu. Só uma grande saudade me invade a alma. Os dias, aqueles dias eram lindos, tinha o Carnaval nas ruas e eles. Parecendo que tinham saído das fitas dos filmes do Cinema. Eles eram e sempre serão os meus protagonistas. Coaraci brilhava em baixo dos cascos dos seus Cavalos e Mulas  Burrões com seus arreios de prata de lei, isso era lindo, muito lindo década era a de 50.  Sinto muita saudades daqueles tempos.

  

                                                                                                                                         pg.40.

  -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais  


Poesia.

                                                                         O Canto da Floresta. 


                                                                 Ouso o canto de varias 

                                                                 Especies irmã 

                                                                 Bugios, grilos, Cigarras

                                                                 Cantos de pássaros diversos 

                                                                 Em versos adoro

                                                                 De gias e rãs 

                                                                 Zumbidos.. Flores e botões.

                                                                  

                                                                Borboletas de todos tamanhos e cores 

                                                                As arvores gigantes murmuram 

                                                                Murmuros de vidas ativas

                                                                É mistérios da Florestas 

                                                                Com Rios e lagos. Ipês Amarelos

                                                                Brancos e roxos aonde o Sol 

                                                                Nasce e se ponhe que Deus

                                                                Proteja as arvores das  perversas Serras  Estil


                                                                                             FIM.

 

 

                                                                                                        pg.41.  

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais.


                                                                                                                         


                                             ''MAMÃE''


                                   Da barriga da minha mãe

                                   Vim para casa nem sentir

                                   Quando vi estava eu ali

                                    Deitado numa rede de pano 

                                   De pano de rede

                                   Um candeeiro bico na boca 

                                   Pea não chorar


                                  Lá fora um mundo novinho 

                                  Pra mim ouvi e ver

                                  Um Sol a brilhar muitas cores

                                  Flores amores mil

                                  A Lua as Estrelas o Céu


                                  Eu um menino iria crescer

                                  Aparecer deram para mim um 

                                  Um nome de homem 

                                  Carrego alegre carrego feliz


                                                                                                                                          pg.42.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais.

       

                                 Da barriga da minha mãe

                                 Vim para casa nem sentir

                                 Quando vi estava ali 

                                 Achei engraçado sentir 

                                 Cheiro sabor sentir dor

                                 Sentir medo prazer chora 

                                 Sorri estudar escrever depois

                                 Ler dizer sim dizer não e sai                                 

                                 E sai por ai...

 \

                                                  FIM.




                                                                                                                                    pg.43.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estradas Reais 

Livro Revista.

                                                 ''Confissão''                                

                                        

                                            Queria ver-te Nua 

                                            Como vejo Nua as Flores

                                          '' Não vejo as Flores vestidas ''

                                            Meu amor eu não as vejo

                                            Queria ver-te cantando sorrindo

                                            Ao levantar .

                                            Queria ver-te sorrindo para mim 

                                            Eu queria.

                        

                                           Ha mais não tenho mais todo

                                           Esse tempo eu acho...

                                           Mais se eu tiver verei

                                           Verei por essa Luz.

                                            Por essa luz verei.

                                            Nua você.


                                                     Fim.

                             

                                                                                       


                                                                                                                                         pg.44.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário