segunda-feira, 20 de junho de 2022

        Estradas Reais. 72, 73, 74. 

Livro Revista. 

Jesuíno Brilhante . 


              Como todo curioso, fico pensando sobre o nome do meu pai. Vendo uma pagina no Faicbook que trata do Cangaço, descobri um cangaceiro com o nome de Jesuíno Brilhante, dai pus a cabeça pra pensar. e cheguei a seguinte conclusão: o nome do meu pai foi inspirado, no Cangaceiro Jesuíno Brilhante. Era dos tempos que o Brasil, esse mesmo de hoje, sempre envolvendo o seu povo em sofrimentos absurdos, já tinha envolvido o povo da África nas suas confusões, escravizando um povo nobres, ate Reis africanos, os portos eram congestionados por navios de piratas traficantes de negros, de seres humanos. Tudo isso com a permissão da igreja, do Papa. sim o Papa que na época era a maior autoridade do mundo, não existia a ONO! esses traficantes palacetes para morar, enquanto os povo africano as vezes eram jogado no mar para salvar o navio de se afundar, naufragar. vieram pra ca para servirem de escravos, para Barões do Café e Senhores de engenhos, em todo o nordeste, em todo o Brasil. Muitas injustiças,  muita contestações. Mudança de regime de Império Portugbrasileiro, para ditadura militar cruel com os pobres. Eram anos muito difíceis, ataques sempre aos mais fracos, só os homens bons votavam, e quem eram os homens bons? os donos de terras, de muitas terras, a elite quem votava. Vejam que Brasil tínhamos? Um Brasil cruel comandado por Militares. Surgiram assim muitos rebeldes. Nasce meu pai, neto de senhor de engenho, mais já empobrecido, com a lei do ventre livre, a lei Áurea. Acredito que o nome de Jesuíno tenha sido em homenagem ao Cangaceiro Jesuíno Brilhante, quase certeza. Segundo eu li em algum lugar, era um sujeito simpático, era admirado, querido pelas mulheres, mais querido do que odiado, era la das bandas do Rio Grande do Norte. Mais o Brasil daquela época era um arremedo de pais embora o Imperador Don Pedro II, era muito respeitado pelo mundo todo. Com uma população de mais da metade de negros Africanos, sem serem reconhecidos com brasileiros, ex escravos.


                                                                                                                                     PG.72.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- .

REVISTA Menino Rei.

 

Libertos a pulso, jogados na Rua sem um cobertor, eles foram abandonados pelos Senhores de Engenhos, Barões do café, Barões dos Zinferno sem um tostão na algibeira, sem algibeira, situação de flagelo e os pobres famintos saíram perambulando pelas estradada Reais do Brasil.  Pelo Brasil inteiro, esparramados Do outro lado os Homens Bons, assim classificado na constituição do Império. Eram quem votavam na eleição da Camara dos Deputados. Pobres mulheres e negros não votavam. Todos as eram analfabetos por direito. A Igreja não tomava conhecimento, a Igreja recebia gordas doações dos ricos, dos Coronéis, do Estado para fechar os olhos. Por que somos renegado? Sempre vivemos numa Republica construída para  as Elites brancas, cor de rosa. Então nas décadas de 20, 30 surgiram os grupos de Cangaceiros, digo Justiceiros pelo Nordeste, Conselheiros. Jesuíno Brilhante, Antonio Silvino, Virgulino ''Lampião o Rei do Cangaço. Eu admiro esses heróis solitários.  É só vermos que infância e adolescência eles tiveram, e as injustiça que os seu pais sofreram, como foram mortos na sua frente, como se salvaram. Acho que todos o país tem que fazer uma grande reforma eleitoral, que o voto não seja mais obrigatório. que analfabetos não possa votar, que todo o povo seja estimulado a ir pra escola, que os professores sejam valorizados, que os alunos compreenda que os Professores tenham que serem respeitados, sejam punidos quem não respeite os Professores, que osProfessores sejam melhores preparados. Teve um momento que cheguei a ter esperança. O Brasil parece que levantara a cabeça, mais dai as Elites voltaram a ativa, sim pois ela nunca se descuidou. Ele comete injustiça a todo hora. Com podemos vencer se os melhores postos estão e serão ocupados por eles, numa corrida desigual. O que fizeram com o pai de Virgulino? para ele se revoltar e saído fazendo justiça com as próprias mãos. Todo foram massacrados, todos somos massacrados todos os dias.


 

                                                                                                                                       PG.73. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estradas Reais.

Livro Revista.

 

    O país deu grandes cientistas, grandes escritores, grandes Artistas Plásticos. Tivemos Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, maiores cientistas morreram e não apareceram outros, os maiores escritores morreram e não aparecera outros, não temos nenhum premio Nobel, não temos nada para nosso auto estima. Não temos, somo contra nós, somo contra a nós. Tudo isso para dizer que Jesuíno Brilhante emprestou o seu nome para o meu. O problema também esta ligado ao massacre que o nosso Hemisfério Sul sofreu, através dos séculos. O preconceito, os colonizadores que mandaram para ca, gente da pior especie. Vivemos hoje num tempo cheio das tecnologias, não nos arriscamos fazer nada, somos movido pelos celulares de ultima geração. Escrevo os meus contos todos baseados em fatos reais, em fatos  rústicos, de uma era onde as pessoas viviam bem, eram bem vestidas, os homens usavam ternos, chapéu, as mulheres vestiam bem eram delicadas, os escritores eram seres especias, a literatura rica, tínhamos escritores extraordinários, não apareceram outros.  Tempos difícil os nossos tempos. Imagina! eu achar que o meu pai se chamava Jesuíno por causa, ou para homenagear o Cangaceiro Jesuíno Brilhante kkkk Acredita? Só que os dois foram contemporâneos eu acho e viveram quase numa mesma região do Brasil.





                                                                                                                                      PG.74.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário