sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Os primeiros encantos e desencantos.

                O que é o medo? assim como a dor, são nossas amigos  protetores do nossos corpos. Lembranças importantes da minha infância estão sobrevoando as paisagens da minha vida, dos três até os seis
anos de idade, acho os anos mais importantes na formação do indevido. Vou procura aqui trazer com riqueza de detalhes o que foram esse anos ate os sete pra mim. Me vejo descendo uns oito degraus da casa em que nasci. Sim por quer antigamente as crianças nasciam em casa,  o pai ia buscar a parteira da família que vinha e pegava a cria, soltava no mundo e ainda sugeria o seu nome. Era sempre um senhora de muita idade, a que eu me lembro que pegou os meus irmãos mais novos, se chamava sinhá  Miúda, era uma negra velha filha de escrava. Essa parteira pegou os meus irmãos mais novos. Minha mãe falava muito da ''sinhá Olinda ''me pegou foi minha parteira, ai foi em Sergipe.
Sim voltando lá nos oito degraus. Minha mãe contava essa história ate outro dia antes de ir embora, de vez em quando eu encontrava ela contando essa história, que eu engatinhando desci a escada de casa, atravessei a rua de terra cheia de carros de bois transitando carregados de lenha para abastecer as caldeiras das fabricas de tecido, que ficava na minha rua, pra ir na venda de Dona Francisquinha atras de queimado, um doce que tinha na época. Minha mãe contava. Lembranças importantes passeiam por minha cabeça como os primeiros medos, os primeiros sabores, os primeiros, as primeiras alegrias, as primeiras tristezas as primeiras dor. A primeira dor foi a dor de ouvido, era uma dor terrível. primeira alegria quando tio Américo aparecia na nossa casa e dava pra cada um uma moedinha de dois tostões moeda da época. isso eu devia ter três anos de idade. primeira tristeza quando eu perdia meu bico, bico pra quem não sabe o que é, é chupeta. Primeiro sabor que eu senti foi o sabor de hortelã tenho certeza disso. Primeiro medo, medo de velho. Sim as pessoas aqui no Brasil estimula as crianças a terem medo dos velhos, é sério! A primeira coisa bela que eu notei foi uma cobra, ela estava em forma de rodilha  e eu a vi e gritei olha mamãe que bonito! era um jaracuçu malha de sapo muito abundante lá na Bahia  minha mãe olhou e quando viu o que era deu um grito que me congelou:


                                                                                                                                             PG.307.

       --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Menino Rei. Livro Revista.

 

ISSO É UMA COBRA MENINO!!!!!!! é por isso que eu sempre falo ; eu sou um iluminado de lembrar de tudo isso. e muito mais curiosidade. A cobra sempre esteve presente na minha infância, uma vez minha mãe descobriu  uma passeando na borda da minha rede. foi uma loucura, mobilizou a rua toda para matar essa cobra fora o grande grito que ela deu. Aprender a nadar, andar de bicicleta, aprender a ler,  o sorriso é uma das coisas mais espetacular do ser humano. A amizade é também uma das melhores coisas. o amigo é a única coisa que substitui o irmão. A primeira namorada é inesquecível, a descoberta do amor mexe muito com o ser humano você parece que não vai resistir é muita pressão na alma, e no coração











 




                                           FIM.

Autor; Euflavio Gois.
                      
                                                                                                                                            PG.306.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário