segunda-feira, 18 de maio de 2015

''BRINCADEIRA DE CORDEL''

tO sim e o não eu esccrevi bem no começo, no meu começo. Eu usei uma lembrança de infância, cultura popular de cantadores de rua, ou das feiras do Nordeste.  Adaptação e Criação. Me senti muito avontade de escrever esse roteiro.

Uma vez  Coaraci. eu estava na feira, eu era e sou apaixonado por feira qualquer feira, menino muito curioso, tudo que era diferente me chamava atenção. Num lugarzinho ali na feira dois violeiros repentistas fallavam de um colega que tinha feito um refrão que falava assim: '' esse mundo é um cinema cheio de variedade'' E aquela frase ficou fincada na minha mente e nunca  esqueci. E assim eu escrevi uma serie de versos:



Esse mundo é um teatro
cheio de variedades,
se não tivesse a vida,
também não teria a morte,
se não tivesse o fraco,
não haveria o forte,
se não tivesse o azar,
não haveria a sorte.

Do coro tiro a correia,
da madeira o papel,
da cana a rapadura,
do porco o sarapatel.
Da galinha a cabidela
da abelha tiro o mel.

Esse mundo é um teatro
cheio de variedades.
Se não tivesse a tristeza,
não teria a alegria,
se não tivesse os rios
não teria as bacias,
se não tivesse o Nordeste,
não teria a Bahia.

Do coro tira a correia,
da madeira o papel
da cana a rapadura,
do porco o sarapatel.
Da galinha a cabidela,
da abelha tiro o mel.

Esse mundo é um teatro
cheio de variedades.
Se não tivesse a mentira,
não teria a verdade,
se não tivesse o amigo,
não teria a amizade.
Se não tivesse a distançia,
não teria a saudade.

Do coro tiro a correia,
da madeira o papel,
da cana a rapadura,
do porco o sarapatel,
da galinha acabidela,
da abelha tiro o mel.  

Esse mundo é um teatro
cheio de variedade,
se não tivesse a cana,
não teria o bagaço,
se não tivesse o circo
não teria o palhaço.
se não tivesse o adeus,
não teria o abraço.

Esse mundo é um teatro
cheio de variedades 
se não tivesse o inteiro,
não teria o pedaço,
se não tivesse Lampião,
não teria o cangaço.
se não tivesse a nassente,
não teria o riacho.

OOHESSSS...

PRA SER MUSICADA E CANTADA EM FEIRA DE ARTE E CULTURA.
AUTOR Euflavio Gois,
Euflavio Madeirart.








Nenhum comentário:

Postar um comentário