sábado, 14 de novembro de 2020

 REVISTA O Menino Rei.125, 126,  127, 128, 129. 130. 

 A Rua da Amargura que transforme

  Em Rua de Lazer.


                A Rua da amargura que transformei em uma Alameda pra mim. eu chegue na minha Rua precisamente em setembro1965 era um lugar encantador, cheio de florzinha, a Rua não tinha rua era de terra, com formigueiros pra todo lado, nas trovoadas as  Saúvas voavam e nóis pegava pra comer, Cupins disputavam espaços no  campo, com formigas os donos do lugar, um lugar encantador, a noite era iluminada,  muito iluminada por Vagalumes de toda parte eles vinham nos ver. Era uma casa muito engraçada não tinha agua não tinha nada. mais tinha uma mulher muito guerreira que não enjeitava uma boa luta, foi um prazer ter lutado ao seu lado. ESSA MULHER SE CHAMAVA DONATA GOIS. Chegamos lá pra ficar era o nosso lar, ia ser e foi. Essa mulher se chamava Dona Donata, mãe extremosa dessas que merece nome de Rua. As Ruas Não tinham nome, as Ruas não eram Ruas ainda mais eu gostava das Borboletas que nelas eu via, das formigas  saúvas saiam em forma de tanajuras, os cupins em forma de siriri, no meio de uma preparação de chuva forte. O meu quintal, que coisa linda, e as vizinhas que podiam chegar a qualquer hora, em qualquer dia, pra o meu coração solitário balançar, e eu ficar um pouquinho mais feliz, eu, eu ficava, eu achava uma flor bonita pegava a muda para plantar, queria um pé de manga. agora eu tinha um quintal, uma cisterna eu tinha tudo que precisava. Minha mãe arranjou um lugar que eu acho que tinha onça pegar varinhas para cercar o quintal,  sim agora eu tinha um quintal onde as noite  se enchia de vagalumes que lindo era, nóis tinha tudo e mais um pouco para viver, liberdade felicidade, tinha amor pra esbanjar e esbanjei. Não tenho que me queixar de nada eu nunca sofri nada.  Comprei um som para ouvir musica, para ouvi musica, num tempo que estava acontecendo uma revolução de comportamento no mundo, que se espalhavam pelo mundo. As Estrelas enchiam o céu, Eu era feliz e  sabia,  de casa eu avistava a velha São Miguel Paulista e o seu símbolo. Nitroquimica Paulista.  Continuo sendo feliz e não sabendo direito. Natural da idade que chegou. Mesmo assim continuo no galope.

                                                                                                                                           PG. 125.                                                                                   

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REVISTA Menino Rei.


No Galope a beira do mar,  Penso nas pessoas lindas que vi passar,  nas mulheres lindas a me acenar, nos bons dias que recebi...''Bom Diaaaa nos abraços, Flavio!!! Virei um Artista, um Poeta. Aquele Bairro posso dizer que criei. ''O JARDIM DOS YPÊS '' DE São Miguel Paulista. Tu é sempre meu.


                                                '' O BORDADO'' 


                                       Estava eu meio atoa

                                       Pensando como Poeta

                                       Imaginei minha vida

                                       Bordada num grande pano

                                       Fiz um projeto desenhei

                                       E pensei eu vou buscar 

                                       Em Sergipe e Alagoas

                                      As melhores bordadeiras

                                      Vou também em Pernambuco

                                      Vou buscar mulé rendeira


                                                                                                                                                                                                                                                               Autor: E.Gois.                                                                                                                                                                                                                PG.126.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

''C'ONFISSÃO DE UM NORDESTINO''

                                                                                         O Bordado.



                                       Bordem em primeiro lugar

                                       Minha mãe lavando roupas

                                       Nas grandes pedras do Rio

                                       E eu por ai brincando naquelas

                                       Aguas tão limpas, brincado 

                                       Com os bichinhos, com os 

                                       Com os peixinhos os moradores

                                       Do Rio as Borboletas os Grilas

                                       São meus velhos companheiros

                                       E cantavam por ali o alegre 

                                       Ben-te-vi o sabia laranjeira


                                       Bordem muitas margaridas

                                       Cravo de todas as cores

                                       Bordem o Rio descendo 

                                       Lentamente para o Mar

                                       Lá no alto bem no alto 

                                       Pontinho negros voando

                                       São Urubus que enfeitam 

                                       O lindo Céu cor de anil

                                       Bordem tudo quero ver

                                      Tudo bordado no grande pano

                                       



                                                                                                                                          PG.127

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

''CONFISSÃO DE UM NORDESTINO'''

                                                                                      O Bordado


                                                        Bordem caminhos estreitos

                                                        Bordem cruzes nos caminhos

                                                        Bordem Rios muitos Lagos

                                                        Os Pioneiros chegando

                                                        Vindo de todo lugar

                                                        Cá na morada do Sol 

                                                        Eles também vem morar

                                                        Bordem os carros de bois

                                                        Um pé de Rosas Vermelhas 

                                                        Uma casa de Sapé

                                                        Pra nosso pano enfeitar.


                                                        Bordem todas bricadeiras

                                                        Cabra cega esconde esconde

                                                        Pega pega Bordem os babas

                                                        Donaata contando Histórias

                                                       As histórias de Trancoso

                                                        Eram gostosas de ouvir


                                                        Nas noites de Lua cheia 

                                                       As meninas do lugar faziam

                                                       Todos cantar meu limão meu

                                                       Meu limoeiro meu pé de Jacarandá

                                                                                                                                             PG. 128.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    '' REVISTA Menino Rei.

                                                                  O Bordado


                                                      Ponha no pano também 

                                                      O meu pé de Tmboril

                                                      E o meu jequitibá

                                                      Por favor Bordem o Cinema 

                                                      O cemitério a Igreja da Matriz

                                                      Os fazendeiros chegando 

                                                      nos cavalos machadores

                                                      Bordem Jasmi Ortelã 

                                                      Pra o pano perfuma

                                                      Vamos abrir nosso pano 

                                                      Para ver como ficou

                                

                                                     Ficou lindo muito lindo

                                                     Bordadeiras minhas amigas

                                                     Não tenho como pagar

                                                     Levem Ouro leve Prata 

                                                     Leve amor é assim            

                                                     Leve pedras de Brilhantes

                                                     Leve Paz leve Amor

                                                     É assim que vou pagra.


                                                                          Fim.

                                                                        autor: E. Gois.





                                                                                                                                        PG.129.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REVISTA Menino Rei.                  

                  Era preciso se acompanhar tudo direitinho as roupas, os Sapatos deram lugar para os Tênis,  as Camisas deram lugar para as Camisetas. no pacote vieram os Bonés, os óculos escuros. Nas Escolas muita Indisciplina desrespeito aos Professores. A cidade de São Paulo estava sofrendo um massacre muitas ruas inteiras e avenidas foram extintas, para dar lugar as linhas do Metro. O Carandiru desapareceu da paisagem e no lugar apareceu um grande Parque, uma Biblioteca Publica. Mais pelas bordas da cidade Favelas e mais favelas, grandes ocupações gigantescas pra o lado Leste. No centro crescia a desocupação, centenas de prédios  desocupados surgiam. Também teve o evento dos grandes incêndios, edifício Adraus e o Joelma com muitos mortos, muitos. Os anos 60, 70,e 80 foram anos lidos anos de grande revoluções cá do lado de baixo do Equador. Com muitas quedas de aviões, muitas destruição, muitas Guerras pelo mundo.                                                                          













-

               

                                                                                                                                              PG.130.  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                    


                                     




                                                                         

                                               

     

                                                        

                                                        

                                      

--------------------------------------------------=------------------------------------------------------------------------




                                                                  9. PG. limpa .



140, 141.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




   

                                       


             


                                            

                                     





Nenhum comentário:

Postar um comentário