quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Continuação de ooo o circo chegou...

O Circo Nerino ficou em Coaraci mais ou menos um mes, quando foi embora foi uma tristeza só, foi feito muitas reprizes lá. Coaraci ficou na história da vida de Picolino, pois foi lá que nasceu Picolino-II, o povo do circo foi tão bem acolhido lá, que parece que eles iam retardando a partida, prece que eles queria pará ali mesmo pra descaçar de vez. O povo do circo a cada dia fazia novas amizade com os moradores notaves da cidade, como: os Medicos os donos de lojas, os professores e pricipalmentes os Fazendeiros
Lembro quando era anunciado o numero de malabarismo chamado'' Adaugio'' era sensacional. E seu Tiano estava lá no seu lugar sempre e aplaudindo. pensava que não tinha ninguém lhe vendo, mais eu estava lá lhe admirando, como se ele fizesse parte do espetáculo e fazia pra mim. Eu pensava, e o Quinda cade? é agente se separava pra entrá, pra no caso do mata cachorro descobri, só pegar um, as vezes era ele que ia pra fora, outra vez era eu. Picolino que tinha estreado sua carreira de grande sucesso como palhaço, entrava uma, duas, ou três vezes em cena.
Um dia desse eu estava assistindo a TV. Cultura programa sobre o circo no Brasil, quando der repente começaram a falar do circo nérino uma  e uma entrevista com o palhaço picolino, quase cai de costa, ao rever O Palhaço picolino. Fiquei sabendo que esse maravilhoso circo tinha dado seu ultimo suspiro digo, seu ultimo espetáculo, na cidade de Cruzeiro-SP em 1964. E seus artistas debandaram para outros circos, Picolino foi pra o circo Garcias,  onde percorreu de novo o Brasil de norte a sul, depois foi convidado a fundar uma Escola de Circo em Brasília.
Mais voltando a falar de novo dos espetáculos eletrizante de palco e picadeiro do circo que até aquele momento a maioria das pessoas, nunca tinham assistido, só o cinema era parecido pra mim, que tinha de 11 pra 12 anos, mais já era um especialista em cinema, conhecia muito os grades astros da época como; Jeef Chaldre, Rod Cameron, Kirk Douglas, Randolf Scott Gina Lolobrigida e muitos outros.
Naquele tempo eu com meus 10 anos já sabia tudo de cinema, desenhava os Idios e cooboys na areia do rio, brincava imitando as guerras entre idios e brancos americanos, a infância era uma aventura só. Tinha na cidade recém emancipada, um serviço de auto falante chamado :''A Voz da Liberdade''que funcionava numa determinado horário. Fazia os anucios dos comercio locais, dava as noticias de Salvador e das cidades da região e também quando morria alguma pessoa, dava a nota de falecimento, sempre com aquela Ave maria de Bhar, em seguida o locutor anunciava a nota de falecimento; faleceu hoje nessa localidade fulano de tal, pra nois as crianças aquilos era assustador, já que aquela nota era repetida varias vezes.A o Ébrio era o A musica ''O Ébrio''grande sucesso da época cantada por Vicente Celestino na Radio  Nacional  do Rio de Janeiro. Transformada em peça de teatro com grande sucesso de bilheteria no circo. Como já fale escola não era prioridade para os filhos de pobres não era pra mim também, mesmo assim tive duas professoras que ficaram em minha vida, prof. Dejanira, e Prof. Irene Fita. Prof. Dejanira era uma mulher gorda enérgica, mais as vezes engraçada, já Prof. Irene muito dura e nada engraçada, mais as duas muito marcantes em minha infançia. Eu tinha muito medo que elas me visse seguindo o palhaço de rua. Nois estávamos em sala de aula quando deu no Reporte Esso a morte de Getúlio Varga, as aulas foram imediatamente suspensas, e foi uma grande comoção social, muitas e muitas rodas de conversas em todas as esquinas e praças. Essa morte abalou as estruturas da republica eu lembro. Mais e o circo nerino? bem o circo nerina já está indo embora, já anunciou o seu ultimo espetaculo para a tristesa de seu Tiano e a nossa tambem. Seria no proximo domingo. Assim que saio a ultima pessoa já comessava a desarmar o circo, e demanhã já estava tudo em sima dos caminhões. nunca mais iamos ver nem o circo e nem o Sr Tiano ali na geral, Aquela figura enorme de terno de linho branco engomado. O circo foi embora, e nois os meninos do outro lado do rio, por muito tempo ainda ia la ver os matos amassado onde ficava o circo, procurava alguma coisa do circo perdido ali, pra quem sabe guardar para sempre como recordação. Quando alguem equilibrava alguma coisa, uma vassoura ou dava uma cambalhota cantava a musica do circo; tan tan tan,tan tan, tan tan tan tan.e falava circo nerino, circo nerino... Até hoje dizem que Zéca Olegário um rapas daqui namorou a Terezinha Avanzi trapezista do circo repercutiu muito esse fato. O circo foi embora, não tinha mais geral, não tinha mais Sansão e Dalila, nem Sr. Tiano na terceira fileira de geral, não tinha mais nada. Foi mais tarde que eu comessei a planejar minha saída, com uns 15 ou 16 anos comessei a pensar nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário