quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Congelamento de Tempo.



Estou vendo Coaraci 1952 '' me corrijam se eu tiver enganado quanto o ano,'' município de Ilhéus BA, Uma Coaraci muito rica, muita produção de cacau, o seus lideres só falavam em emancipação tinha lá um serviço de alto-falante que fazia as propagadas do comércio local, tocava musica, as 18;00 hs tocava a Ave Maria, no dia a dia, fazia a distração de uns ou aborrecimentos de outros. Esse serviço de alto-falante, com o seu proprietário anunciando que Coaraci já podia caminha sozinho não precisava mais de Ilhéus, de tanto vai e vem e discussões com os que eram contra a emancipação. Coaraci ficaria emancipado por decreto do Governador Dr Régis Pacheco, no dia 12 de Dezembro de 1952. A festa foi grande para os coaraciênçes, as Escolas desfilaria, com desfilaram, a Professora Irene Fita preparou o desfile de sua escola muito bem, Eu com 9 anos de idade, era o titular, ia sai batendo uma caixa repique, na frente de todos, a prof mandou uma listra do que eu ia precisar: calça branca, camiseta gola olímpica, tênis Ires branco e só os cabelos tinha que está bem cortado, sim porque naquele tempo quem cortava os cabelos da gente era nossa mãe, era muito caminho de rato, e não podia. Tudo preparado e ensaiado, chegou o grande dia. O primeiro a chegar foi o Sol, depois foram chegando as escolas, A Professora Irene Fita , nada podia dar errado e não deu. O desfile das Escolas, não de Samba, foi um sucesso, eu todo de branco com minha caixa, um orgulho pra minha mãe, meu pai não ligava pra essas coisas. Eu cabeça muito grande, todos falavam: esse menino é muito inteligente, olha o tamanho da cabeça do menino?  coisa que compromete muito agente, que tem que ser inteligente, mesmo não sendo. Um chorão é o que eu era com 9 anos. Hoje eu me lembro disso e dou um sorrisinho de felicidade, por está aqui contando isso. No meu coração tenho um lugar pra minhas três professoras queridas. Professora Carmem Dias por ter sido a primeira, está viva e bem forte, Professora Ilda Rocha a segunda, e professora Irene Fita. por ser tão querida e ter me escolhido pra tocar a caixa de guerra na sua escola, naquele desfile tão importante na minha vida, na vida de minha mãe e na história da minha cidade querida. Coaraci espero que alguém tenha fotografias desse evento. Eu escolhido a dedo pela professora Iren pra ser musico da pequena e barulhenta fanfarra da nossa escola, mais pra aquela festa ficou grande, com a união dos músicos das outras escolas, tinha até corneteiro, que lindo, que saudade. É como disse Bechior em uma de suas musicas: Tudo é Tão Lindoooo!!!! Tudo é Maravilhousoooooo!!!!!


                            FIM 

TEXTO SEM REVISÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário