sexta-feira, 9 de abril de 2021

    Estradas Reais., 145, 146, 147

Livro Revista. 

Lembranças embaixo da mascara 

de Soldar,


                 Ainda nas lembranças as terras inóspitas do Ouro, Serras e Veredas sem fim, eram nosso caminhas da roça, não tinha quase animais para montaria os pouco que tinha-mos eram de cargas, muitas léguas para converter em km. O Sol não era amigo, nos fritava naquele mundo de meu Deus, eu pequeno,  topada sem calçados arrancava a unha, ou animal que nos pisava nos pés descalços, soltava a unha, o meio Sertão estava ali, bem ali na nossa frente por Km ainda, terra de gado Nelore, terra de agua salgado, milhares de passos pra dar, nas terras dos Carcará. O consolo era saber que o Circo Nerino estava lá na praça de Coaraci e Sábado eles iam apresentar pela primeira vez o Espetáculo ''Sansão e Dalila'' com um pouquinho de sorte eu ia assistir. Se eu tivesse sorte eu não ia ser retirado de dentro do Circo e de quebra não ia tomar um pescoção na saída. Mais a caminhada nas terras difíceis do Ouro estava apenas começando. esse ponto onde esta-vamos era dez pra onze  horas e só chegaria-mos no final as duas e meia. isso era sempre assim pelo horário que saiamos de casa. O Sol ainda ia esquentar e muito, mais já estávamos acostumados, os animais também animais adora agua salgada, eles bebiam a agua com muita vontade, não era o nosso caso passa-vamos muita sede nesse ponto da viagem, mesmo assim tenho muita saudades dessas aventuras naquelas terras tão hostil, terras bravas. Um Faroeste baiano. eu conhecia bem dos filmes Americanos a qualquer momento eu achava que ia surgir Indios Apaches, kkk e nos atacar.  Faço parte de um grupo de pessoas duras como pedras, pessoas que sorri quando é de sorri, que chora quando é de chorar. pessoas que só corre depois de ver o tamanho do Bicho é só corre! pessoas que já mais  vai deixar um amigo falando...  Tenho um Farol me guiando em direção sempre navegável, segura, minha mãe , meu pai construíram para mim, eu amei, sempre naveguei em aguas mansas, limpas e cristalinas, somos ótimos navegadores, de ancestrais Portugueses, esta no DNA. No nosso ser. Nasci em Estância-SE de família pobre, muitos irmãos, muitas falas, muitas bocas pra comer.



                                                                                                                                        145.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Estradas Reais.

Livro Revista.


            Poucos roçados, nenhuma reis nos pastos. Nem um pasto, nenhum rasto. Quando eu nasci alguém ali perto disse assim é home! é menino! eu chorei. Somos bons navegadores, os melhores. E pensava: meu Deus!. Lembrava de um pouco antes alguns anos antes. Euzinho ali na quele mesmo senário trazendo uma cabra, a pé pelo Sertão a foro no meio do nada, sozinho e Deus numa aventura de tirar o fôlego. Não via uma sombra e nem um lago para refrescar, para tomar, nem um pão seco para comer e eu com a bichinha deitada, descansando um pouquinho pra retomar a viagem. Em um famigerado dia, daquelas viagens semanais sem fim, descendo a serra pelada da Bahia  descalço, dedos do pé ensanguentados, eu me enganei, pensei que tinha visto um Jabuti, eu que era louco por. esses bichinhos, Gritei: papai olha um Jabuti ali! apontando com o dedo eu só tinha 13 anos, ele falou aonde? eu respondi:  ali, ali ali...desci correndo do burro , mais não achei mais, procure, ele procurou e nada, levei eu grito junto com uma varada nas costas que doe muito até hoje e vai doer para sempre, até o dia da minha morte vai doer. Tempos brutos. 



                                                                                                                                                








                                                                                                                                        147

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estradas Reais

Livro Revista. 

Poema

                                         '' Repente''


                                      Me doe de ver o repente 

                                      Abandonado que nem 

                                      Peixe fora d'agua

                                      Sem oxigénio morrendo

                                      Me dói muito o Sertanejo       h

                                      Tendo que viver aqui com

                                      As comidas daqui oh meu

                                      Deus o repentista sendo 

                                      Chamado de Rep

                                      Me doi de ver

                                      Morando no mei da Rua 

                                      Assobiando pra Lua meu Deus 

                                      Isso assim me dói de ver

                                      Meu Deus que vida é a sua?

                                      Que vida é essa a sua me dói de ver


                                                            Fim. 

       E.Gois

                                         



              




                                                                                                                                       148

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário