terça-feira, 29 de maio de 2012

coaraciençe

-Minha infância foi maravilhosa. Eu ia muito ao cinema o cinema me proporcionou muita cultura bastante esperteza. Existe muita diferença de um menino frequentador de cinema de outro que não. Os grandes atores da época: Eram Rock Lane, Durango Kid  Klac Glebo, Tirone Power, Alan Laade, Sofia Lorem, Gina Lolobrigida, Ava Gardner, Oscarito, Grande Otelo, Ancelmo Duarte, Bill Eliot. e muitos outros. Encheram minha vida de fantasia e aventuras. Naquele tempo não existia termo adolescência naquele tempo era menino  veio. Pra nos do nordeste moleque era chingo.
- Lembrei de alguns Atores que me fazia fugir de casa pra ir ao cinema, custasse o que custasse: Gregory Peck, Herry Fonda, Antonny Quin, James Cagney, Kirk Doglas, Errol Flynn, Alan Lade, Rod Cameron. Ou infância boa da peste.

III Capitulo: Uma Aventura nas Terras do Ouro:

Minha infância foi uma aventura de tira o fôlego, com uns 8 anos de idade, eu já me sentia um adulto, levantava meu pai me chamava bem cedo, assim umas 5 horas da manhã pra ajudar ele matar carneiros. Ele gostava de me chamar por que eu nunca reclamava, e assim eu me sentia muito útil. Meu irmão que é mais velho ele não chamava. Naquele tempo as crianças nordestinas quase não tem ou não tinha infância, praticamente já nasciam adultos. A vida era e é ainda muito difícil, mais para mim fascinante. Agente corria muito atraz de animais ou na frente deles quando era bois, com 12, 13 é 14 anos tínhamos que ser adultos era a lei da sobrevivência.
 Estudar! Era se desse. Estudar não era tão obrigatório como hoje.
-Gosto e sempre gostei de política, na campanha de Presidente da Republica em 1950. Eu tinha 6 anos agente morava na rodagem  a que ligava e liga Coaraci com o resto do mundo Fantástico  não? e nois morávamos ali. Depois de muitos anos fiquei sabendo que Getúlio Vargas naquela época tinha vindo em Ilhéus. Nesse dia a cidade de Coaraci ficou em pavorosa, eu ainda não saia de casa sozinho. Mais os carros passavam em comboios pra o comissio  de Getúlio, lembro que agente cantava um jingo da época.:Assim: Getúlio no Catete e Juraci tomando cassete, Getúlio no Catete e Juraci tomando cassete. Quanta alegria pra nada, porque Getúlio 3 anos depois viria a se suicidar.
-A Barragem é porque passa o rio Almada e numa meia queda d´agua construíram uma hidrelétrica que abastecia a cidade de energia elétrica, a vinda de Getúlio Vargas a Ilhéus se deu, por Ilhéus ser a Cidade mais importante do Sul da Bahia, ou da Bahia toda. afinal Ilhéus foi o nome de uma das Capitania Hereditária, cujo capitão foi George de Figueiredo Correia, a qual Coaraci pertencia. Tudo isso pra dizer que por ali passavam todos que moravam ou que moram em toda região. Os caminhões  ia levar os correligionários para o comissio  tinha que passar por ali. Estrada de terra batida. muita poeira, era uma poeira danada. Ficávamos todos na porta das casas vendo passar os caminhões cheio de gente soltando fogos e cantando. Uma festa da Democracia.



Texto sem revisão de Euflavio Gois.


 o


Nenhum comentário:

Postar um comentário