quinta-feira, 31 de maio de 2012

UMA AVENTURA NAS TERRAS DO OURO .maio de 2012

IV Capitulo de : Uma Aventura nas Terras do Ouro.

Em 1950 ou talvez antes, começou um movimento em pro da emancipação da cidade de Coaraci, esse movimento pelo que eu sei era encabeçado ´por Hrvéreso  Carvalho Lemo,  Ele tinha um serviço de auto falante, chamado; ''A VOZ DA LIBERDADE'' que era usado entre um anuncio e outro, ele conclamava a cidade a lutar pela sua emancipação e em dezembro de 1952. Coaraci se emancipava grassas a um decreto do Governador Regis Pacheco. O primeiro prefeito foi eleito. Aristides de Oliveira, que por sinal nem morava em Coaraci. Curiosidade; O administrador em exércicio não compareceu para entregar a faixa pra o primeiro prefeito da nova cidade, mesmo emancipada a cidade continuou com o mesmo nome. ''Coaraci'' A festa de emancipação foi muito bonita, as escolas desfilaram como em 12 de Dezembro de 1952.  Minha mãe fez o que pode e o que não pode, para compra roupa pra mim desfilar, já que eu era da fanfarra  eu tocava caixa ou repique. As escolas se juntaram e fizeram um desfile maravilhoso. A fanfarra unificada para fazer barulho multiplicado é pena que eu não guardei uma fotografia, em 52 eu tinha 9 anos. Meu pai sempre foi muito indiferente a tudo isso; Escola, festa de escola, professoras, em que ano agente tava, ele queria mesmo era que agente se matasse no trabalho com ele. Hoje como pai eu vejo o quanto meu pai era estranho comigo, com meu irmão mais velho, era mais estranho ainda. Vamos descontrair um pouco. Vou falar  um pouco de cinema já que me considerava um grande frequentador das salas dos Cine Teatro Coaraci e do Cine Gloria. Um dos maiores filme que eu assistir naquele tempo foi, O Homem da Mascara Ferro, Seriado espetacular sim naquele tempo tinha os seriados no cinema, passava depois do filme. Flash Gordon Conquistando o mundo, e Flash Gordon no Planeta Mong. 1953 Eu não perdi um, imaginem eu tinha 10 anos ia pra o cinema como gente grande, pra geral sim, os cinemas tinha geral, para pessoas com menos dinheiro. Salomão e a Rainha de Sabá, grande filme da época, mais quem  encantava agente era Tarzan os filmes de Tarzan era casa cheia. Búfalo Bill, Robin Hood, o cachorro Rin Tin Tin, Capitão Marvel, Johnny Mcbrove  Filme: O Ultimo Por do Sol, O Vampiro da Meia Noite, Paixão e Morte de Jesus Cristo, era uma choradeira que precisava passar um pano no chão do cinema Vingança de  saudade da Greta Garbo. Mais tinha uma vida muito divertida la fora do cinema, que era as figuras fooclóricas da cidade como:  pé de banha, mendengue, gogo de sola, o Rei Zulu, Zé Dunda e outros, que as vezes vinham da roça aos sábado pra feira, e na feira enchiam a cara de cachaça  e viravam atração. Por falar em cachaça na quele tempo tinha uma cachaça fabricada na região que era o máximo dizem os que beberam chamava '' Cachaça Sedutora'' tinha também os cantadores de Feira, e os Esmole que pediam cantando, cantavam pedindo esmola com quatro cinco filhos em volta, Eram também atrações dos sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário