segunda-feira, 28 de maio de 2012

Eu um Retirante.

-Família recém chegada de Sergipe ainda estava se adaptando na  nova cidade Coaraci -BA nossa família
 era um pouco numerosa mesmo  perdendo três irmãos com sarampo recolhido, ainda tinha ficado três, Reginaldo, Maria Elza e Eu, mas eu também quase fui embora por picada de cobra ou mordida, ou sei lá como se diz... só sei que a família ia me perdendo também.
Mais deus ajudou que não era meu dia e sim o da cobra. Criança é como  veio também tem medo de tudo: De bicho , de veio, de lobisomem, de bêbado, de doido, de tudo mesmo, tem alguns meninos destemido que não tem noção, por isso não tem medo de nada. Eu era criança lembro que tinha muito medo de um veio chamado Zé Barateiro eu morria de medo desse veio. Voltando a falar dos medos que o idoso tem : Ele fica apavorado quando morre um idoso conhecido dele. Ele penca: quem será o próximo? Ai lembro do grito da minha mãe:
-Menino isso é uma cobraaaaa!. A dona  Amélia  de Dudu: Guarda da Prefeitura  da Cidade, amiga recente, que agente tinha acabado de conhecer, ficou apavora com o grito que mamãe tinha dado é procurou logo arranjar um pau pra matar a cobra. Eu só lembro que a matança da cobra se transformou na grande atração da tarde.
Agente passa mais da metade da vida com medo, até porque o medo é a nosso grande defensor é parceiro.
É medo de ser saltado, de ser atropelado, de não casar, de não crescer ficar baixinho, de ser mandado embora do emprego, de não passar no teste de volante,  de não passar de ano, de levar tiro é tantos outros medos que nus persegue que eu ficaria o dia todo escrevendo. Mai vamos lá.
Nos chegamos em Coaraci em 1949. Eu tinha 5 anos como já disse. Foi uma viagem muito longa, a minha primeira viagem de mais de 800km. A viagem foi de caminhão do tipo Pau de Arara, minha  primeira viagem de Pau de Arara, acho que passamos 4 dias de viagem, eu e mais dois irmãos pequeno e minha mãe esperando mais um que nasceu em Setembro desse mesmo ano. Lembrei mais de alguns medo: medo de perder a hora, de viajar de avião, medo de morre é ir pra o inferno. Cada um de nos temos medos de coisas diferentes, eu por exemplo tenho medo dessas coisas mais do que do diabo: Tenho muito medo de crianças, de motoqueiro, de facada , de ser atropelado, de doenças braba, como:câncer,  tuberculose. HIV hepatite.ou seja todas doenças que deixa agente feio.
Agora vou falar das alegrias. Minhas maiores alegria , quando aprendi a ler acho que foi minha maior alegria. depois vieram as outras, quando aprendi a sair sozinho de casa, quando aprendi a nadar, quando aprendi a andar de bicicleta, quando aprendi a  montar é montar em animal, cavalos, mulas, burros. primeiro salário, primeiro dia na Faculdade, quando as trancos é barrancos me formei, quando nasceu meu minha primeira filha, meu segundo filho, é meu terceiro filho, isso foi explosão. Outra alegria muito muito grande foi quando deixei de beber, e de fumar. Quando vir os pedreiros  começando levantar minha caso resumindo tive muito mais alegria do que tristeza.Talvez eu fale das tristezas não sei ainda.


Texto sem revisão de Euflavio Gois





Nenhum comentário:

Postar um comentário