quinta-feira, 31 de maio de 2012

Uma Aventura nas Terras do Ouro. maio de 2012

Com os irmãos mais novos chegava a ser indiferente, mesmo assim tenho boas lembranças dele. As viagens: agente viajava  muito. Pequenas viagens, assim de dormir um dia fora de casa. Jesuíno era o nome do meu pai, morreu novo aos 55 anos. Ele era carpinteiro, profissão muito bonita, mais ele não gostava de emprego fixo, Ele gostava de comércio, mais não era bom comerciante, as vezes tratava mau as pessoas, os clientes. Meu pai era um ótimo cantor eu gostava muito de ouvir suas canções, ele cantava umas canções de Lupicínio Rodrigues eu acho, algumas de Paraguaçu. Cantava de Lupicínio o samba canção assim: você parece uma Brasa. Era assim ;  Você parece uma brasa, toda vez que chego em casa dar-se logo uma explosão, ciúmes de mim não acredito, pois meu bem não é com gritos que se prende um coração.. Eu gostava muito de ouvir na garupa do seu cavalo. Meu pai cantava muito muito bem. Do Paraguaçu ele cantava , Perdão Emília... E lá ia nos estrada a fora sem medo de ser feliz. Viajava para o ouro pra comprar requeijão e manteiga e o que encontrasse, porco , galinhas, cabras e carneiros gordos. Meu pai tinha banca na feira, fazia essas para abastecer a barraca. Numa dessas vezes ele chegou em casa todo feliz e disse pra mamãe:- Donata não vamos mais ter problema com o leite das crianças! mamãe falou porque? -porque eu comprei uma cabra leiteira, a bicha dar 2 litros de leite. Mamãe  falou: -que beleza mais cade? ele respondeu: tá no ouro, comprei numa fazenda lá. -Agora é só trazer paguei uma fortuna pela cabra. Meu pai era um homem muito bruto,  tinha o coração muito  amargurado nunca soube direito por quer? mais eu sentia isso até nas musicas que ele cantava. Ele cantava assobiava adorava andar assobiando, eu chegava a ficar com vergonha do assobio dele em qualquer lugar. Coisa de menino onde já se viu ter vergonha do pai. É onde já se viu ter vergonha do pai? hoje sei que todo filho tem num determinado momento da vida tem vergonha dos pais, porque fala alto, ou porque fala baixo, ou porque é feio, ou porque é magro ou porque é gordo, o fato e que todos os filhos tem vergonha dos pais. Essa história da compra dessa cabra leiteira, sobrou pra mim, muito deu titulo a esse texto, me fez amadurecer muito por isso, foi um grande prazer passar por aqueles momento de tantas tomadas de decisões, tão importantes na minha vida. Meu pai era um homem solitário eu sentia isso nele, nas brincadeiras dele, ali eu ainda não tinha    noção do que era solidão, mais eu sentia isso  nas musicas que ele cantava. Essas viagens pra o ouro nos traziam muito prazer, só de está ali com meu pai já era muito gratificante, sem falar que agente faltava na escola, que desde antes daqueles tempos já não era atraente e continua não sendo até hoje, falta eu de uma dinâmica  melhor participação dos alunos nas formulação das aulas. vejam: todo menino ou adolescente gosta de aparecer, então é só chamar aqueles mais desinibidos  pra elaborá as aulas juntos com o Professor, e ver no que  dar. e pronto. Voltando n viajem pra o ouro tinha o fato que era uma viajem tinha o frescor da manhã , e o calor da tarde, a água fresca da serra de João Vital.
Naquele tempo, não sei se ainda hoje descia ia e atravessava a estrada um pequeno corego de água  muito limpa e fria que era uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário