sexta-feira, 1 de junho de 2012

UMA AVENTURA NAS TERRAS DO OURO:

Continuação:

Um dia seu Jesuíno chegou do Ouro todo empolgado e disse;-
-Donata! acabou os problemas não vai faltar mais leite pros meninos. Comprei uma cabra, uma beleza dar dois litros de leite. Mamãe falou; -eu sei, nesse tempo tinha Ana Maria e Lina que ainda tomava leite de cabra e de vaca e de tudo que desse leite, meu pai disse; a semana que entra o flavinho vai comigo pra trazer, a bichinha, ela  ta prenha!
-Eu  falei oba! e ficou assim combinado, eu faltava mais uma vez na escola mais uma vez eu ia ficar no 3°ano. Mesmo assim eu fiquei feliz com a noticia. Já pensou 2 litros de leite! até eu ia tomar leite, eu amava ir pro ouro, ladeira de João Vital, Serra Pelada, beber agua fria na serra de João Vital. tomar qualhada no cocho de leite. tudo isso. Se eu tivesse com sorte talvez até ia separá os bezerros no pasto. tudo isso era maravilhoso não via a hora de chegar quinta feira. Finalmente chegou a quinta feira, levantei sedo , arrumamos os animais e pé na estrada, na estrada. As duas e meia da tarde chegamos no Ouro, mais ainda tinha que ir no Angelin onde agente comprava um pouco de requeijão. O Ouro é uma região na Bahia pra mim era como está no Faroeste Americano, a qualquer hora podia aparecer bandidos, índios apaches, e até Glen Ford enfiando o charuto no prato de comida do bandido mais perigoso da Oeste Americano é claro. Vou falar os melhores filmes que eu assisti; 55 Dias em Pequim, Assim Caminha a Humanidade. O Mais Longos dos Dias,  O Maior Espetáculo da Terra e Lewance da Arabia. Voltando Ao Ouro deixe eu falar uma coisa: não descobriram ouro. A serra pelada não é aquela cheia de ouro que todos conhece. É conhecida como ouro essa região por ter outras riquezas, serra pelada por ser pelada mesmo... Avista que agente tem da serra pelada é de tira o folego. Agente tem uma vista de um lago muito azul, muito lindo, de morros em morros o lago vai desaparecendo, até surgir de novo na nossa frente majestoso. Na sexta feira de manhã arrumamos as cargas nos burros, tinha uma mulinha que eu nunca me esqueço, ela se chamava boneca, era tão mancinha, que saudade, outra se chamava paquinha. Essa era muito arisca, muito forte ela carregada era uma fortaleza, eu ficava imprecionado com a arrancada dela. Tinha também um burro preto chamado ouro preto, esse era o plantel. Tinha um Cavalo lindo muito ligeiro, ele era um espetáculo bom de montar ligeiro e seguro. Dei muitas galopadas nele, estou chorando ao lembra dessas coisas, desses companheiros maravilhosos que passam pela vida da gente. passa, passa passa. Arrumamos tudo pegamos a cabra que tinha dormido amarrada e de novo Pé na estrada. A minha missão era chegar em casa há 36 Kilometro de distancia com a cabra viva.

Esse testo é um dos meus preferidos é tudo verdade e com continuação.
posso dizer que sou um escritor que se inspira no Grande Guimarães Rosa.
Euflavio Gois Lima. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário