quinta-feira, 7 de junho de 2012

Meus Carnavais

Os Carnavais eram muito bons, as pessoas se divertiam muito.
Os pobres não tinham dinheiro, mais também se divertiam, quer dizer, saiam de casa, iam pra rua ver os desfiles de Cavalos, é burros  marchadores  no calçamento de pedra do cidade, naquele tempo já aparecia meia duzia de turistas, que ficavam abismado  com aquelas cenas de cinema.
Era muito Linho a tremer sobre a marcha dos Cavalos é Mulas.
Tenho na mente ainda  aqueles rostos saudáveis, rústicos, e  bonitos,  que o dinheiro pode fazer.
As camisas de linho branco bem soltas, as causas  também de linho, eu pensava; um dia  ainda vou ter uma camisas dessas. Muito luxo misturado com  muito rústico dava medo de chegar perto daqueles homens.
O mesmo ritual pela manhas.  A tarde a escola de samba do  Mestre Vitalino, O afocher de Joaquim zinho.
A noite o grande bailes de Carnaval,  Era na recém construída cede da Clube Social, muito bem frequentado pela Grande  Elite de Coaraci. Que era a soma dos  Médicos, Dentistas, Bancários, Legistas é Fazendeiros.
Ali bem perto do Clube Social, foi fundado pelos boêmios da cidade,  uma sociedade informal chamada O JAZZ BOLACHA,  cheguei a tocar sanfona lá, eu gostava de tocar''   Capricho Cigano'' '' Noites de Ipacarai'. Mais lá bastava saber bater duas  colheres é ser convidado, já tava bom, você tocava.
Mais ainda faltava terminar o Carnaval. No Clube o Baile estava bombando como se diz hoje, muitas mulheres, as espouzas dos sócios é claro, era muito luxo, no outro  dia era um tal você viu a mulher de fulano, é a filha de ciclano.AIAIAIAIAI. Não não  vi não. O Carnaval terminava, e no outro dia, quarta feira de  Cinza, vinha o grande Sermão do padre.
Quinta feira as tropas de cacau encostava no Armazém, hora de abastecer os Cofres dos Fazendeiros.
Nesses  dias de Carnaval os dois cinemas,  ficavam  fechados,  não tinha filmes.
O Girú tinha uns dez filhos,  sem contar os de fora, mais tinha o Gude que não gostava da Cidade, morava na roça e era o tropeiro, tinha uma três tropas de mulas diferente uma da outra, mais eu lembro de uma  de animais gazo, mulas gazas, de grande porte era lindas Vinham da fazenda carregadas com sacas de cacau, que era descarregadas no armazém de Correia Ribeiro Companhia Ltda. Aquele cacau ia em caminhões pra  o porto de Ilhéus, onde embarcava para Europa é Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário