quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Estância: A Cidade que me viu nascer, MAIS NÃO ME VIU CRESER.

Nasci numa cidade do litoral do estado de Sergipe, em plena Segunda Guerra Mundial, era 1943. Cidade Estância. A guerra acabou eu ia fazer 2 anos, já tinha aprendido a ouvir as coisas, ouvia falar do medo que as pessoas tinha de ser convocado pra ir pra guerra, meu pai, e os jovens da sua idade. Mamãe como sempre espalhafatosa, não poupava o seu espalha fatos por todo lado, ela trabalhava numa fabrica de tecido, me esperando, trabalhava todo dia 2 horas de graça, pra supri o exercito, de brim craque pra fardas dos Soldados da FEB. Tinha naquele tempo sirene que era tocada pra avisar que a cidade ia ficar as escuras por causa de Submarinos Alemães, nas aguas da região. Tinha pessoas que se embrenhavam nos matos, cortava o indicador e outras artimanhas pra não ser convocados. Meu pai não fez nada disso. Se fizesse, eu ia morre de vergonha. A Cidade de Estância  naquela época  tinha muito congestionamento de transito, os carros de bois estavam por toda parte carregados de lenha pra abastecer as caldeiras das fabricas de tecido, eu muito pequeno lembro do canto dos carros de bois quando passavam na rua da minha casa, tinha outra coisa, os bois comiam os coquinhos de oricuri  que caiam de maduro, e depois jogavam os montes de coquinhos por onde passavam, ai os meninos maiores catavam, na verdade depois de ruminarem a noite, eles vomitavam os coquinhos limpinhos já sem a casquinha e a poupa, não sei como me lembro disso. Outra coisa bem legal que eu me lembro, o meu primeiro brinquedo, sim mamãe me levava pra o rio quando ia lavar roupa, e lá tinha uns grandes pés de Eucalipto, que derrubava as sementes, que agente transformava em carrapetas e passava horas brincando soltando carrapetas, eu não conseguia jirá as carrapetas , mais meu irmão que era mais velho era um craque. Lembro também de um pé de manga rosa que tinha no quintal do vizinho, que soltava mangas no nosso quintal.




Texto de : Euflavio Gois.
Em São Paulo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário