segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Meu Pai comprou um radio.


Meu pai conseguiu um terreno aforado e construiu  uma casa, era uma casa até boa mudamos pra lá, maravilha agora nois tinha a primeira casa, sim por quer até ali, nos só tinha morado de aluguel, na nossa casa tinha uma cisterna que nos fornecia agua Uma vez a minha irmã; A Elza caio dentro dessa cisterna, ela tinha ficado em casa sozinha; A Elza era daquelas pessoas, que parece que as coisas só acontece com elas não sabemos como ele conseguio  sair sozinha, e se salvar. Só pode ter sido um milagre de nossa Senhora de Lurdes, A Padroeira da Cidade.  Moramos nessa casa sem luz elétrica por muito tempo, até que meu pai que era cheio de dar jeito nas coisas sem jeito, teve que trazer a rede elétrica  até perto de case,  colocou um poste de luz do bolso dele e pós luz em casa lembro como hoje. Quando agente pensou  que não lá vem ele com um rádio, depois uma radiola também muito conhecida como vitrola, toca disco. Foi  ai que entremos com tudo na era da tecnologia fina, era o ano de 1953. Em 1954, São Paulo comemoraria o 4° centenário ele trabalhava em Itabuna,ele comprou o disco de Mario Zan, 4° centenário, quase furamos o disco no mesmo dia, ele, agente era muito pequenos ainda não mexia nas coisas tinha medo de tomar choque. Naquele tempo era a maior novidade, meu pai era um exibicionista, gostava de ter as coisas melhores quando ficou um pouquinho melhor de vida, comprava  boas roupas, mandava fazer tinha o alfaiate que fazia as roupas dos bons de bolso da cidade. Meu pai era um ótimo cantor gostava de andar cantando, assoviando, tocava uma sanfona... Quando a gente viajava, eu ia na garupa do seu cavalo, só ouvindo ele cantar e aprendia tudo tem uma que ele gostava muito, muito;
            

                      Entre as mulheres que eu conheço
                      Há uma que eu não esqueço
                      Quero esquecer-la me esforço
                      O nome dela eu não digo.
                      Não quero ter inimigo.
                      Não quero sentir remoço.
                      
                      Não querendo cometer um desatino.
                      Vou partir sem ter destino.
                      Para outra cidade qualquer.
                      E nesse samba eu digo tudo que sinto.
                      Juro por deus eu não minto.
                      E gosto daquela  mulher...
                                                                                                             
Meu pai era um homem muito bonito, que gostava de usar coisas boas, muito vaidoso também, seus relógios, tinhão que ser ''OMEGA FERRADURA'', canetas,'' PARQUE 51'' Ele tinha um aparelho de barbear importado que era muito fino! da ''GILLETTE'' un  estojo de aço revestido de couro por fora, e de cetim azul por dentro, alem do aparelho de barbear, tinha uma caixinha cromada onde guardava as laminas, acho que ele ganhou de alguma Americana quando era solteiro em Ilhéus. gostava de musica,.. Cabelos negros escorrido, não descuidava nunca, nunca deixava  passar do ponto de cortar, bigode preto, se aparecia um fio branco ele tirava, gostava muito de dançar, de se divertir, de vez em quando eu pegava ele soltando umas gracinhas para algumas mulheres, mais eu fazia também muita vista grossas, já meu irmão mais velho não.Sr. Jesuíno Macedo Lima era seu nome original, mais ele assinava de Oliveira Lima, por que ele rapazinho solteiro foi pra o Sul da Bahia, onde morava oseu tio Americo de Oliveira, ele por consideração passou a adotar o ''Oliveira'' nasceu em Setembro de 1915,1970.
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário