quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Estradas Reais , 45 46, 47, 48.

Livro Revista.

Nas lembranças Embaixo da mascara I.

                                                                                                            

          Trabalhando e pensando. Parei para ir no Banheiro fumar um cigarro já volto. Pronto voltei estou soldando os módulos para as prensas da Fiat do Brasil. As prensas para imprensar a lataria dos carros que serão fabricado no Brasil, um serviço muito sofrido tinha-mos que entrar dentro dos módulos para soldar, respirávamos só fumaça e poeira, impossível um homem não morrer lá dentro,  enquanto  soldava lembrava do meu começo em São Paulo, os pulos que eu dava para, para tentar me enganar, para tentar não querer voltar pra casa, tinha saudade de todos os meus movimentos, tinha esperança de ainda ir lá na minha terra para casar é, para casar sim, mais o meu destino estava cravado e selado aqui. Lembrava daquela infância de terra batida, da quelas casas de pra-te-banda, do meu pé de Tamboril plantado bem na frente da nossa casa, onde ia cantar os Ben-te-vi, os Sabiá coca, os laranjeira, saudade da ponte sobre o Almada, da  barragem. do meu pé de catolé, ali embaixo da mascara de soldar as vezes eu chorava sem ninguém ver. Vez ou outra alguém tocava na minhas costas para dizer que eu tinha que ir na enfermaria, fazer o exame anual ou que era a hora do lanche.                    No momento eu estou num lugar meio  deserto, sem outros soldadores por perto, estava trabalhando em componente para escavadeira da Fiat, uma especie de trator com uma pá de limpar leito de rios e córregos, quando de repente uma grande explosão ali do meu lado, bem próximo de onde eu estava, levei um susto dei um salto para traz, bati a mão na mascara de soldar que voou longe, tinha explodido um tambor de 200 litros de tinta que era usada no pintura  de ''bujão de gaz'' que a firma fabricava mas que tinha parado de fabricar, e tinha sobrado aquela tinta, e estava esquecida ali. Só sei dizer a explosão lançou uma grande bola de fogo que passou a uns dois palmos da minha costa e esbarrou numa pilha de massa refratário ficou queimando, enquanto tinha tinta. Era  tinta alumínio altamente inflamável, tinha se incendiado e explodido em chamas. O fogo  já estava perto do telhado, ouve uma correria para o local me encontraram branco, com o fogo me subindo pelas pernas e o povo da fabrica apagou, abafando, alguns pinhão nem olharam pra mim.



                                                                                                                                                    pg.45.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Eatradas Reais. 




                  Nunca passei um susto daquele, mais a vida continuava vibrante e linda. Tinha-mos a rédeas, era-mos trabalhadores,  trabalhadores bem remunerados, estava-mos levantando o Brasil. já tinha-mos construído Ilha Solteira, uns 40 tanques da Petrobras, com chapas de duas polegadas, tubos para oleodutos. Tinha-mos orgulho de trabalhar na quela nobre empresa, me casei trabalhando lá eu tinha 34 anos casei no dia que completara 34. ''Estou casado com a mesma mulher''. Não  me perdoei por não ter ido casa na Bahia comprar os moveis... Hé posso dizer que tudo foi flores naqueles 15 anos e meio que trabalhei ali, mais chegou o tempo de me aposentar e sai aposentado de Tive a minha vida estrangulada com a aposentadoria, meus filhos que sempre estudavam em escolas particulares, só não os tirei no,  na metade do ano porque achei desaforo, sete anos pagando escola, certinho  quando fiquei sem o salárIo. Por  causo  de queda de rendimentos fiquei na encruzilhada entre tira ou não tira, não tirei, fui negocia com os diretores das duas escola. já que um estudava em uma escola e o outro em outra. A negociação foi ótima olho no olho, os diretores pessoas boas me disseram os dois, Sr Euflavio pode deixar os seus filhos na nossa Escola!. Construi Auto forno, porto de Tubarão, Ilha Solteira, Itaipu Bi Nacional, hidroelétrica de Xingo,  Prensas da Fiat, Três Marias, Petrobras, Siderúrgica de Cubatão, Siderúrgica  CSN, Pedra Do Cavalo-BA mais agora tinha chegado a hora de descansar. foram quinze anos e meio, muitas amizades, muito suor, muitas risadas, muitas demonstrações de amizade, iria deixar alguns amigos de verdade e deixei. Sai chorando.Me despedir de todos. fica com DEUS Trivellato mestre, fica com Deus Vitório Castanaheda e mais seus 150 ou mais de companheiros, heróis de todo dia, mais Fulano, Ciclano e Beltrano e o caralho. Adeus Badoni-ATB que eu já vou. Ai cantava:





                                                                                                                                              pg.46.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais.



            Escrevi esse poema para marcar a minha tristeza e decepção. Eu fiquei muito triste com aa eleição de 2018 fiquei muito decepcionado, já vinha desde o impedimento da Presidente Dilma. houve ai um grande desmonte do pais que culminou com a prisão sem prova do Lula o nosso ex presidente. Resta uma pergunta pra todos os brasileiros: por quer o Lula esperou a prisão ? Então de tão triste escrevi esse poema.



                                        ''POEMA DA SOLIDÃO''


                                                       Não falarei por três dias

                                                       Não sorrirei por três dias

                                                       Não cantarei por três dias

                                                       Não amarei por três dias


                                                      Vagarei sem destino 

                                                      Voando no limite das 

                                                      Altura além da imaginação

                                                      Descerei abaixo do nivel do

                                                      Mar me encontrarei com os

                                                      Deuses da terra com os

                                                      Demonios paraentes próximos!


                                                                        euflavio gois



                                                                                                                                           .


                                                                                                                                        PG.47.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário