quinta-feira, 19 de julho de 2012

Continuação de corre olhe o Boi!

Do outro lado pobre   da cidade, a rua mais famosa era a boca da conversa, um pedaço  de rua, dava mais ou menos cinquenta metros, mais era lá que se discutiam vários aspectos da vida da quela época: Futebol. religião, qual a fazenda que davamais cacau etc. Muitos homens saíram dali cortado de fação. A boca da conversa acabou. Mais até hoje muita gente ainda se lembra inclusive eu...
Do lado pobre a rua mais famosa sem duvida era a rua do campo, muitas confusões se deu lá por ser a rua reservada as mulheres dama ou rapariga como eram conhecidas, confusões monumentais teve seu palco lá, porque era lá que se dava os encontros amorosos dos homens, e rapazes do povo.
Tinha do lado pobre o prédio mais alto da cidade, que era o edifício de Antônio Rodrigues com trés andares.
É um prédio comercial com muitas salas comerciais esse prédio está lá, e ainda continua sendo o prédio mais alto da cidade.
Coaraci é uma cidade cheia de mitos é lendas. Dizem que Antônio Rodrigues construiu esse prédio com o dinheiro de uma pedra que ele encontrou boiando rio acima, dizem que era uma pedra muito valiosa, que ele vendeu e assim construiu o seu Edifício, que a ele deu o nome de edifício Antônio Rodrigues. Fica na esquina da Rua primeiro de Janeiro também conhecida como Rua do Campo com Av Almada. Diziam os que conheceram Antônio Rodrigues, que ele era um homem muito pobre, e pra justificar a construção de uma obra tão monumental pra época, era preciso encontra um tesouro. Falavam também por lá que muitos pioneiros encontraram riqueza cavando botija de dinheiro enterrado, os proprietários do pote de moedas morria mais antes enterrava o dinheiro quando morria a alma ficava penando enquanto alguém não tirasse o dinheiro, a alma do infeliz não descansava. Mais pra tirá o dinheiro o fregues precisava ter muita coragem e não podia falar pra ninguém do presente que tinha ganhado, a noite pegava pá, picareta e anchada e ia no lugar combinado pra arrancar a botija. Dizem os que tiraram, que era tantos demônios que aparecia que muitos tinham que largar tudo: Pá, anchada e picareta pra traz, não conseguia concluir o trabalho, o morto tinha que dar pra outro, até conseguir.
Do lado de lá do rio tinha Sr. Cazuza um ferreiro de mão cheia esse homem era um gênio: Concertava tudo, ele mesmo falava, eu concerto qualquer coisa até hoje o filho dele está lá concertando o que aparece, tem o mestre Pedro que trabalha com ele até hoje no mesmo lugar. E olhe que já se foram 50 anos. Na eleição de Presidente da Republica de 1960 meu pai apostou com seu Cazuza uma Sanfona Todesquini de 120 baixo em Plinio Salgado Presidente e perdeu. Plínio Salgado foi o lanterninha na Eleição. Mestre Cazuza ganhou de meu pai talvez o amor da vida dele, lembro que eu fiquei com muita raiva do Mestre Cazuza. Ali eu já tinha 17 anos. Os candidatos eram: Jânio Quadro, Plínio Salgado, Ademar de Barro, Teixeira Lots, acho que só. A politica em Coaraci pegava fogo, era rodas de discussão pra todo lado, na praça era varias rodas de discussão, comícios,. é etc. Até que chegava o dia da Eleição. Pra meu pai Plínio Salgado já estava eleito rs foi o lanterninha. A Sanfona que ele tanto passava a franela foi-se.
Os filhos não suporta ver seu pai derrotado, aquilo pra nos foi uma ferida que demorou a se fexar.
Pai derrotado nunca, Jânio Quadro ganhou a eleição. Meu pai perdeu a sanfona. mais e os boi
Bem as boiadas continuaram a entra na cidade tocada por boiadeiros valentes que estava sempre prontos pra se exibir saltando do cavalo pra pegar o toro a unha.
Enquanto isso O Cine Teatro Coaraci, exibia grandes produções como: A Queda do Império Romano, 55 Dias em Pequim, O Monstro da Lagoa Negra, Ultimo Por do Sol, e Assim Caminha a Humanidade com Jeme Dean e Rock Hudson. O extraordinário era eu saber de tudo isso naquela epoca, era muitas informações numa era sem computador e sem televisão. Vamos falar mais um pouco da relação entre homens e gado:
-O Homem trouxe pra bem perto de si dois animais bem grandes e fortes, no intuito de fazer esses animais lhe ajudarem nois trabalhos diários, conseguiram excelentes resultados com os dois. O boi foi um grande trasportador de cargas atravez do muito conhecido'' Carro de Boi'. Tenho muito bonitas lembranças dos carros de boi que passavam na rua enfrente a casa que e nasci em Sergipe. Os Carros eram puxados por juntas de tres pares de bois, que transportavam  lenha para abastecer as caldeiras das fabricas de tecidos,onde trabalhava minha mãe. Não deve ter demorado muito pra o homem descobri que sua carne era uma delicia, e passou a comer-la, e também o seu leite passou a fazer parte do seu cardápio que naquela época era muito reduzido. Outro grande parceiro no dia a dia foi o Cavalo perfeito como parceiro nas guerras nas longas viagens nos transportes de boiadas em fim em tudo estava lá o cavalo. Na Independencia do Brasil, e na Proclamação da Republica, estava lá o cavalo. Por mais de dez mil anos esse grande companheiro esteve junto com agente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário