quarta-feira, 4 de julho de 2012

Corre oi o boi.

Em Coaraci as boiadas entravam tocada pelos vaqueiros na rua da cidade , era uma loucura, o gado vinha do ouro andando, entrava na rua era uma correria danada, as vezes passava tranquilos, mais outras vezes dava um trabalho danado, muitas vezes o vaqueiro tinha que saltar do cavalo e pegar o touro a unha, isso eu vi acontecer. O rio cheio de lavadeira de roupa os bois atacava as mulheres que saia em desabada carreira, muitas vezes minha irmã chegava em casa desesperada correndo. Minha irmã era uma menina doente, mais muito trabalhadeira, lavavam uma trouxa de roupa,adorava ir lavar roupa no rio.
Maria Elza era seu nome, ele era muito alegre mais nasceu com um problema muito serio, e os médicos asseguraram que ela só sobreviveria até os 14 ou 15 anos e assim foi, quando ela completou 14 anos morreu ,der repente. Quando boiada entrava na ruinha de Zé Ramo, só via nego bater porta, ai quaquer coisa os bois se assustava,  saia assustando todo mundo, as pobres das mulheres que lavava de ganho, que estava no rio era uma loucura, um corre corre danado, as que levava as crianças agarava os meninos pelo braço e saia derrubando as roupas pelo meio do caminho, era uma gritária danada, minha irmã no meio dessa correria com apenas 11 pra 12 anos.
A Elza era muito ativa apesar de ter nascido com um problema muito raro na medicina: Ela nasceu com a bexiga externa, sim com a bexiga pra o lado de fora. Eu estou com muita dificuldade de escrever sobre isso as lagrimas me vem aos olhos, porque ela  gotejar o tempo todo e naquele tempo a falta de informação era muito grande, mamãe era uma pessoa analfabeta apesar de ter trabalhado em fabrica, não sabia como lidar com aquele problema, a menina era tratada como nois todos, qualquer coisa era no coro e pronto.
A menina com um problema daquele tamanho, não podia usar calsinha também conhecida pela aquelas banda com nome de causola, gotejava o tempo todo, a cabeça normal, alegre, como qualquer criança de sua idade, não podia ir a escola, não podia ir pra lugar nenhum só pra o rio ela queria ficar o tempo todo no rio, por quer o rio era o melhor lugar pra ela, minha mãe brigava muito com ela agente também brigava com ela, lembro que meu pai na sua ingnoranci chingava muito ela de um nome que nunca me esqueci:''Cangoncha'' era o nome que meu pai chingava ela. 
Que judiação! Foi feito uma gunta medica pra estudar o problema e chegaram a essa conclusão: A menina tem a bexiga pra o lado de fora, coisa muito rara na medicina, O Dr. Pedro falou: Dona Donata a sua filha só vai viver até os 13 anos de idade. Se prepare que quando chegar essa idade ela não vai resistir e assim foi quando ela chegou nessa idade passou mal no rio, voltou pra casa e com uma semana mais o menos morreu. Nois os irmãos, os pais as pessoas que fazia chacota com os seus problemas se voce poder nos perdoe a todos.
Lembro dela chegando em casa  toda espaventada de medo pois tinha uns bois brabos no rio, e ela largou toda a roupa la no rio e correu pra casa, hoje eu lembro dela com muita pena, não temos nem ua foto dela.
É uma pena. Depois eu falo mais dela em outro capitulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário