domingo, 29 de julho de 2012

Continuação ooo o Circo Chegou!!!''Circo Família'' Essas informações foi tirada do livro; CircO Nerino em Brasilha.


O Ébrio um drama do cotidiano, quantas pessoas não já viveram esse drama? o flagelo da bebida. Homens que perderam tudo por causa da bebida. Por causa da bebida perderam mulheres e filhos, pose na sociedade. No causo da peça ''O Ébrio'' o protagonista era um cantor, um Tenor, bem situado na sociedade, frequentava a sociedade Carioca, e por causa da bebida foi perdendo tudo, para morrer na sarjeta, era uma choradeira geral. Na verdade o protagonista era o cantor Vicente Celestino, cantor de muito sucesso nos anos quarenta e cinquenta. Essa peça era sinal de casa cheia, de circo cheio.
O Circo Nerino foi fundado pelo casal Armandine Ribola e Nerino Avanzi. Ela. Francesa. Família tradicional circense. Ele Italiano trazido na bariga da mãe pra nascer aqui no Brasil
O Picolino foi criado por Nerino Avanzi (1886-1962) O Circo Nerino nasceu na Cidade de Curitiba em 1913 e baixou de vez sua lona em 1964., depois de rodar o Brasil de norte a sul, e de leste a oeste, em cima de caminhão, trem, navio barcaça, em estrada de terra, na incrível missão de levar o entretenimento a todo o povo nos mais distante lugares. No tempo que o circo era o maior e único espetáculo da terra.
O Palhaço Picolino pegou sua Peroba em 1913 e entregou a Picolino II depois de rodar o Brasil do Iapoque ao Chui em Coaraci em 1954. E na minha presença. Sim, na minha presença.
Sim pra minha grande empolgação só aqui fiquei sabendo que Picolíno II nasceu em Coaraci naquela época de ouro da minha vida.
Roger Avanzi então com 32 anos e principal galã da companhia, passou a encarnar o palhaço criado por seu pai, e o substituiu  no ofício sagrado de fazer os outros rir.
Com o final do Circo Nerino, O Grande Picolino II se engajou no Circo Garcia e com ele percorreu mais uma vez o Brasil entre 1966 e 1973. Apartir de 1978; em São Paulo, participou da implantação das primeiras escolas de circo do Brasil.
O fato extraordinário da presença do circo n
Nerino  em Coaraci foi que enquanto estava lá o Circo Nerino, o cinema andou vazio as moscas.
Não posso me esquecer de citar uma pessoa do circo, pessoa não um Gigante pra bem dizer. Gaetan Ribolá. Chamado de mola mestra do circo.
Esse homem era a senssação do circo , quando ele era anunciado o circo vinha abaixo, ele tinha um numero que ele equilibrava no ombro, subia a terezinha ou não lembro bem se era Alicinha, era uma das duas ou as duas revezavam era uma grande apresentção. Gaetan não tinha voz, sua voz quase não saia, mais tinha uma força escomunal, nois os meninos ficavamos abismado com sua força.
              
             A GRANDE FORÇA DO CIRCO NAQUELA ÉPOCA ERA O TEATRO;
O Circo Nérino assim como todos os circos da época, era circo-teatro, genéro de espetáculo circense tipicamente brasileiro que consiste na apresentação de picadeiro na primeira parte, e teatro na segunda parte. Durante quase 24 anos, quase ametade de sua existência, o Circo Nérino apresentou, no ato teatral do seu espetaculo, farsas e comedias protagonizadas pelo Palhaço Picolino, como O Esqueleto, Doutor Redondo e O Terrou das Fronteiras do Rio Grande do Sul. 
Apartir de 1937, foi incluído dramas no seu repertório como O Louco da Aldeia, O Ébrio,  Marcelino Pão e Vinho. As pessoas saiam do circo com os olhos vermelhos de tanto chorar.
Paixão de Cristo e muito outas peças.

 Ciirco Pau Fincado:
A arquitetura do Circo Nerino, como todos os circo de sua época, era chamada popularmente de pau fincado. Isso porque os paus de roda, que contornam a borda do circo, eram de fato fincado já que sustentavam a estrutura da arquibancada.Uma coisa que eu me adimirava era a rapidez que aqueles homens armava e desarmava o circo.

Obs: Os dados históricos do Circo Nerino, como sua fundação em 1913 e encerramento dasatividades em 1964. foi extraido do livro de Veronica Tamaoki. Circo Nerino em Brasilia.
 
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário