segunda-feira, 2 de julho de 2012

Os carnavais

Depois da quela morte os carnavais nuca mais foram os mesmo, Sabe como é cidade pequena todo mundo se conhece, estudaram juntos ou trabalham juntos, ou bebem juntos, ou jogam bola juntos. Nas festas estão todos lá isso é muito bacana, eu sinto muita falta disso. Embora eu tenha feito minha vida aqui as vezes eu fico penssando: será que eu fiz bem em ter saido dessa cidade que tantas lembranças me traz? bom não sei... Deus é quem sabe o que tá feito té feito. Voltando ao assunto da violencia que comessou apartir daquele crime do carnaval. Era bem comun a passage de circo pela quelas bandas.
Chegou por lá um  Circo Rodeio, não lembro o nome desse circo, mais lembro o nome do dono do circo, era Lourinho Topa Tudo, é Geraldo Sem Medo. O circo estava sendo armado no lugar de sempre, eles tavam armando o alambrado onde se dava a tourada, quando ouve um desentendimento entre dois personagem do ''Espetaculo'' O Palhaço é Toureiro, quado não se sabe porquer deu uma facada no abdomem do toreiro que caiu no chão é ali mesmo ficou até morrer, a noticia logo se espalhou pelos quatro cantos da pequena cidade, é era gente de todo lado pra ver esse homem esfsqueado, até eu fui lá ver me arrependi de ter ido que coisa feia aquela cena até pra mim acostumado ver nos filmes de acão  tantas vezes. Aquele pobre homem ficou tantas horas ali sem ser socorrido até morrer. Se fosse nos dias de hoje talvez ele não tivesse morrido. Em outra ocazião um homem estava cassando numa mata nos aredores da cidade dizem que ele foi saltar um corego quando o gatilho da espingarda esbsrou em alguma coisa e acionou a espingarda disparou nas costela do homem que morreu na hora, ficou mais de 10 horas jogado nas pedras do riacho até que foitrazido numa rede pra cidade, é antigamente era feito entero em rede pra quelas bandas. Até hooje eu acho que ainda é. Nas roças  os enteros é feitos em cortejos em rede com um pau enfiado de um lado ao outro é as pessoas'' cantando ben dito'' Ha! sim , os Carnavais foram se acabando com a vinda das pessoas que fazia pra São Paulo, pra Salvador, pra o Rio, ou pra Ilheus. Até se acabar definitivamente, o que é uma pena, mais hoje o que reina por lá mesmo é a festa junina, Festa de São João. Pararam as Corridas de Cavalos é Mulas. Os Fazendeiros envelheceram os seus filhos foram pra São Paulo, Rio, Salvador é Ilheus. A Escola de Samba Emudeceu. Vitalino Foi pra São Paulo, ninguem soube mais noticia dele. Joaquinzinho não pois mais o Afoxer na rua é assim acabou os carnavais de Coaraci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário