segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Chega o ano de 1964.


1961 ano da posse de Jânio Quadro polemico meio sem rumo, não pode isso não pode aquilo proíbe as corridas de cavalos, proíbe o biquine, visita a China, muitos descontentamentos nos meios políticos a vida dele fica insustentável na presidência, ai ele resolve renunciar, antes de completar um ano de mandato,e fica dando voltas por ai pra ver se era  reconduzido ao Palácio da Alvorada nos braços do povo,  coisa que não aconteceu. Depois de um toma não toma posse, João Goulart finalmente empossado, tudo isso estava acontecendo no Brasil e agente metido dentro de uma fabrica não  ficava sabendo de nada. Até que no dia 31 de março eclodio a Revolução  de 1964. Eu tinha terminado a minha jornada de trabalho, ao sai do trabalho encontrei a Via Dutra repleta com a tropa do 2° Exercito que ia sentido ao Sul abafar os focos de resistência. do Sul, cheguei em casa, mamãe! o que aconteceu? quase não chego em casa tá um movimento muito grande do Exercito na rua. mamãe, não sei? falou no radio de um golpe militar mais eu não entendi nada, nesse tempo nois não tinha televisão, a nossa televisão chegou depois, nos anos setenta. Meu Pai trabalhou na  profissão pouco tempo, não gostava de receber ordens, era assim como eu e todo mundo que mora aqui nesse mundo de meu deus, tó falando isso por que as pessoas pensam que só elas não gosta de receber ordem, e que as outras pessoas adoram receber as tais das ordens detesto receber ordens. Mais tem uma coisa que eu detesto  que é  dar ordens, mandar, determinar. Meu pai era carpinteiro dos bons, uma profissão linda . Ele fez um carrinho encheu de doces e  foi vender nas portas de fabricas escolas e sei la onde mais, já eu fiquei recebendo ordens durante trinta anos dentro de fabricas, depois fu i receber ordens do Governo mais dez anos, e hoje estou aqui inteiro, lindo e maravilhoso. Consegui a profissão de soldador elétrico trabalhei numa multi nacional Italiana ganhei muito dinheiro mais a infração comeu tudo, mesmo assim tudo na minha vida valeu muito a pena, sou muito bom no que faço sempre fui. compro ordens com muita dignidade  nuca fiquei desempregado fui um soldador especializado tenho isso assinado na carteira, soldamos as hidrelétricas do Brasil todas, soldamos a peças pra Siderúrgica Nacional hidrelétrica de
Tucuruí, Idroelétrica de Xingó, Porto de Tubarão, as prensas da Fiat do Brasil, Projeto Pedra do Cavalo,
Plataforma Submarino, Petrobras. Ilha Solteira. Foz do Iguaçu. Muito orgulho disso muito mesmo eu um grande Soldador Etetrico que diria. Aquele   ''Olho de Gato'' vindo da Bahia com um inborná de farinha.com galinha. Quanta luta, pra completar e feixar minha jornada com chave de ouro,m ainda fui protagonista de uma greva na empresa, greve justa, fui pará na mesa de negociação com o representante  patrão e o Sindicato mais um Advogado negociador, consseguimos incorporá alguns beneficios ao salário. Foi um feixamento extraordinario. Fizemos um bom acordo e demos a greve como encerrada, voltamos ao trabalho, quinze dias depois fui dispençado dei entrada na aposentadoria, e me aposentei. Aposentadoria especial com 45 anos de idade. Eu que já tinha recebido com festa colação de grau, e tudo que tinha direito o Diploma de Bacharel em ADM. Agora estava me aposentando. Não é maravilhoso? estava deixando todos os meus parentes e amigos cheios de orgulho. Eu que tinha enfrentado muitas coisas que as minhas condições de pinhão me facilita como: bebida, farras, buteco e algumas pequenas confusões  agora já sem beber, sem fumar, sem boteco estava me aposentando e me diplomando. Eu que tinha garantido pra mim mesmo que jamais um filho meu ia me ver em estado de embriaguez, comprir a promessa. um filho meu nunca me viu nem bebendo e nem fumando. A minha menina e o menino do meio ainda viram eu bebendo e fumando, porque o processo é lento. Fiz varias tentativas para deixar de fumar, mas voltava, até que um dia fui ao medico para tratar de uma hernie e o medico me perguntou se eu fumava eu respondi que sim ai ele me falou, pois deixe de fumar e depois de trinta dias que voce tiver parado volte aqui pra eu te encaminhar para a cirurgia e foi o que fiz, mas  já tinha feito varias tentativas e não conseguia dessa vez consegui, e assim até hoje não fumei mais. Lembro que uma vez o Felipe o meu filho mais novo me perguntou: papai voce não chupa cigarro, eu sorrir e lhe disse não filho , não chupo. O mais novo nunca viu nem eu bebendo e nem fumando. A bebida também não foi facíl não foi.






Nenhum comentário:

Postar um comentário