quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Continuação da Grande Viajem

Passamos por Caratinga em festa sem pará seguimos rumo a São Paulo, os passageiros já demonstrava um cansaço extremos, e ainda faltava mais de um terço da viajem, próxima cidade grande ; Diamantina passamos lá  no quarto dia de viagem ainda faltava o quinto dia, e nos só ia chegar no sexto dia, não deu pra ver nada em Diamantina, afinal não estávamos  fazendo turismo, mais mesmo não parando agente percebia a importância daquela cidade Histórica ainda mais que tinha acabado de dar pra o Brasil um grande Presidente. Sr. Jucelino Kubitchek, ilustre filho daquela cidade, passamos fomos embora, depois viria a cidade de Entre Rios já no estado do Rio de Janeiro, passamos por lá  a tardinha, vai chegando a madrugada caminhão também caçado passageiros esgotados de tantos sofrimento e nos os rapazes novinhos começávamos  a sentir o peso da responsabilidade da mudança que íamos enfrentar, o monstro chamado :PATRÃO. Sim o patrão, o primeiro patrão que ia registra a carteira aquela que ninguém dali tinha ainda, a bendita'' Carteira de Trabalho'' O Caminhão cortava a estrada, a longa estrada de São Paulo da querida São Paulo que ia nos receber de braços abertos como recebia gente do mundo todo, e ainda recebe. Depois de Diamantina passamos por mais algumas cidades durante a noite, quando dormíamos não ficaram registrada, chegamos em Volta Redonda ao amanhecer cidade grande passamos ao lado da impressionante Siderúrgica Nacional, ficamos abismado com o tamanho da Gigante do Aço.
Estávamos chegando no nosso destino, muitos de nos nunca mais voltaria, como muitos de nois não voltaram, alguns dos companheiros de muitas risadas, e que me consolaram quando eu desatava a chora, eu nunca mais voltei a os encontra, Lembro que vinha com agente uma família de fazendeiros que comprará umas terras no Mato Grosso, esses nunca mais tive noticias deles, que gentes boas chegamos na parada final e eles tomaram destino ruma ao Mato Grosso adeus amigos.Terminamos de passar a Siderúrgica pouco tempo depois estávamos na via Dutra, mais uma parada em baixo de um eucaliptal descansamos um pouco pegamos a estrada e chegamos em São Paulo parada final no Posto ATLANTIQUE  Ali perto da Philips, em Guarulhos SP. deixa umas ali outros aqui a família que ia pra o Mato Grosso ficaram num ponto pra embarcar para o seu destino, nos eu e meu pai procuramos a casa de meu tio João Porcinio, que ele fazia questão de falar pra todo mundo que se chamava João de Deus, E assim no dia 10 de Novembro de 1961.  Agente atracava em São Paulo para ficar e ser feliz, afinal somos família de desbravadores Sergipanos.
Fomos recebidos pelos meus tios, com um certo pé atraz, mais duas pessoas que iam ficar hospedados ali com eles, meu pai notou alguma coisa e tratou de arranjar lugar pra ir, e foi embora pra uma pensão eu fiquei, porque não tinha pra onde ir tive que ficar ali mesmo comendo o velho pão que o diabo amassou.
Fiquei um ano com eles depois acostumei com eles e conseguir vencer aqueles primeiros meses de solidão , sem minha mãe, meus irmãos e amigos. minha inesquecível Coaraci. Texto escrito por esse Euflavio Gois, não tem nada nesse texto que não seja verdade, que seja fantasioso, tudo isso que escrevi foi efetivamente vivido nessa minha '' Longa Estrada da Vida''


                                            FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário