segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Continuação de 1980.

Na minha vida estava tudo indo bem já começava a pensar na Universidade seriamente, A Dilma estava esperando  segundo nenê, O Regime Militar cada vez mais feroz não dava sinal de amolecimento, eu era um perigo principalmente quando bebia, falava muito, era cheio de saber das coisas da política,  porque desde pequeno era fascinado pela política, ficava na porta da rua em casa vendo os caminhões passando levando o povo para os comícios em Ilhéus. Trabalhando de soldador ali sozinho com os meus pensamentos, viajava de volta no passado, lembrava sempre das minhas amigas queria ter casado com as três, as três eram muito bonitas, lembrava muito muito das filhas de Giru, queria ter casado com elas também, mais estava aqui tão longe, meninas lindas  na verdade. Lembrava das brincadeiras com as caravelas na beire do rio, até chorava de saudade em baixo daquela mascara de soldador, da feira dos cantadores, dos cordéis, não saia da minha cabeça aquele verso; Esse mundo é um cinema cheio de variedades, que eu ouvi certa vez dois cantadores falando. Lembrava muito da minha aventura com uma cabra no ouro, Do Touro Campeão em Uberaba. um touro Nelore puro sangue de Antônio Barbosa Teixeira desfilando nas ruas de Coaraci, com a bandeira do Brasil. Voltando 70 A Copa do Mundo, a polêmica as feras do Saldanha. o título. Eu fazendo hora extra no dia do jogo Brasil  X Checoslováquia, sai doido de pressa pra assistir o jogo,  esqueci o dinheiro da condução, tive que pedir ao motorista pra deixar eu passar por baixo da catraca, depois pra o cara da estação de trem pra deixar eu viajar de graça porque tinha esquecido o dinheiro no bolso  da outra roupa, logo eu que não sei encurtar uma história nessas horas. No fim das contas Brasil tri campeão mundial. Depois do grande fracasso de 66. Mais nem todos vive de futebol né mesmo? Em 1975 só pude voltar na minha Bahia, já estava com doze anos ausente daquela terra tão querida, estava eu ali, forte, nem parecia aquele menino amarelo que saio dali na quele dia 4 de novembro de 1961. Foi uma admiração de todos, que dizia Regi esse é seu irmão? rapaz? é a sua cara, nunca vi igual o rege com sua oficina logo me ofereceu um fusca que ele tinha pra mim passear por lá, mais numa infelicidade eu bati o carro dele ai já fiquei descarquiado, com um machucarão na cabeça, na testa que me deixou uma bela de uma cicatriz. tive que antecipar a viagem de volta, ai só voltei lá depois de 25 anos, em 2002. dessa vez levei minha mulher e meu filho do meio. Daquela primeira vez encontrei professora Carmem Dias que depois das primeiras conversas como você esta, onde você mora? me perguntou: você estudou? eu respondi não mais aquilo nunca mais saiu da minha cabeça. Você estudou? voltei pra casa meu irmão ficou com o prejuízo do carro mais irmão também serve pra isso.Em 1975 ainda tinha lá o brega  conhecido como a zona, eu já homem feito e solteiro adivinhe? fiz amizade com as meninas de lá e foi só alegria, até a batida do fusca. Voltei pra casa entrei nos preparativos do casamento, a casa não estava pronta ainda, faltava algumas coisas no acabamento, no serviço ganhei mais uma qualificação passei de soldador de terceira, para soldador de segunda com isso uma letra a mais, mais salário. a firma tinha pegado A Usina de Itaipu, ia ser muito trabalho pra nos, tínhamos que fazer 18 comportas, era muito serviço, pra nos nos tinha um time de soldadores de primeira linha, 1976, 1977 casamento, recebo minha segunda classificação, mais uma letra fui ser soldador de primeira linha. Agora estava casado, minha mãe que não tinha ido nos casamentos dos outros foi no meu, pra mim o maior prova de reconhecimento da minha vida, obrigado minha querida atá foto pra o albo ela tirou com o seu clássico paninho na cabeça muito obrigado. Entrei os anos 80 com com uma filha minha querida a ''uma olho de gato, dei-lhe o nome de Gicelle, linda. Gicelle Archanjo Lima seu nome, vamos ouvir falar dela no mundo da arte. Uma menina fascinada pela arte desde muito pequena, antes de nascer eu falava, se eu tiver uma filha quero que seja pianista, por quer? porque eu adoro um concerto de piano, embora nunca tenha assistido um., por quer o mundo que eu vivo é outro, mais mesmo assim eu a levei para ver uma exposição de arte, o artista era nada mais nada menos do que Pablo Picasso. Ela ficou encantada. Minha filha é simplesmente encantadora. Mais tem um concerto de piano que me inspira muito, fico tão em estáse  é ''Concerto em Varsóvia''  A li trabalhando lembrava das noites no cinema assistindo os seriados de Durango Kid, que eu não perdia, e eu tinha 10 ou 11 anos, lembrava e sorria, da minha primeira faca marca Mundial, sim todo menino tinha que ter sua faca, todo homem tinha que ter um revolver, os ricos os pobres um facão Corneta de 20 polegadas, não era pra matar ninguém, é por que era a cultura daquele povo no seu estado puro, e assim eu já tinha também minha faca. É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário