quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Continuação dos anos 90.

ESTAMOS NO FINAL DE 2012 MAIS PRECISAMENTE EM 05 DE DEZEMBRO A TELEVISÃO ESTAVA TRANSMITINDO O JOGO DO SÃO PAULO, QUANDO É DADO A NOTICIA. MORREU OSCAR NIEMEYER. Já esperávamos  faz tempo afinal ele estava com os pequenos 104 anos de idade. Agente nasce, um dia de vida, uma semana cai o umbigo, vem o primeiro mês, o primeiro ano, infância , adolescência, idade adulta, envelhecemos voltamos a nascer, a morte não acaba com o nosso ciclo  da vida Nos, o Brasil um pais muito pobre, pobre de grandes vultos,  podemos contar com os dedos, Oscar Niemeyer é sem duvida um dos maiores entre os maiores. Sim mais vamos voltar nos anos setenta foi anos de calmarias não tenho muito o que contar, estava bem estabilizado no emprego ganhando muito bem com minha profissão, tinha construido minha casa, casado em 77, acho que já falei tudo de importante, meu amigo casou primeiro. Fizemos uma aposta quem casasse por ultimo daria o peru pra o que casasse primeiro, ele casou lá vou eu com um peru pra dar pra ele e fui, fui discriminado não me convidaram pra o almoço. Aposentei no começo de 89. eba, primeiro pagamento quase cai duro e bati a cabeça, bati a cabeça na guia brincadeirinha. Tive foi que me virá um bico aqui outro ali fui ser funcionário  publico por dez foi o que segurou. Hoje estou vivendo só com aposentadoria fazendo da minha vida uma arte estou escrevendo sou poeta, escultor, pintor, artista plástico Auto didata, estou feliz com essa descoberta. E Também Luther. Mais os anos 90 tive a maior perca da minha vida, perdi minha mãe ou mamãe como nois todos a chamava, ela morreu em 1995. dormindo. mamãe e eu fomos tudo nessa família de Gois, ele como mãe eu como filho lutamos como leões em São Paulo, ela sangue no olho, já eu na calma, tudo se resolve, teve um tempo quando mudamos pra ca ela saia sedo com algumas amigas, e ia para o mercadão do Parque D Pedro II atraz de mantimento, as meninas trabalhando em casa de família eu no emprego o Evilazio lutando com uma granja, a vida não era fácil vencemos tudo com muita união muita força e fé em deus. Até que chegou a idade ela lutando muito mesmo assim ela ia na feira todo dia as vezes brigava com os feirantes os feirantes não conhecia a pessoa que ela era, ela falava gritando, mais não era por mal, é que ela era sobrevivente da febre tifoide, e quem não morre com essa febre, fica assim, eu tinha muita pena dela por isso ela vinha me contar que tinha brigado com o homem na feira , ou com uma mulher vendendo frango pra Vilazio ela as vezes chorava por isso. ela não tinha controle, quando ela via já tava gritando com a pessoa ou com as pessoas. Quando vinha alguma amiga dela em casa, sempre eu pegava ela falando de mim,que quando eu era pequeno tinha os cabelos lindos cacheados e longos, uma beleza de menino que ela deixava ele ou eu na rede e eu dormia a noite toda não dava trabalho, que uma vez ela pegou uma cobra passeando nas bordas da rede, que eu fugia pra pedir balas pra dona Francisquina na venda milhares de causo comigo. Eu não tive como homenagear -la em vida mais dediquei muito amor, muito muito mesmo, chorei muita a sua falta, mais tudo que eu faço hoje eu lembro dela. Se exponho meus trabalhos em alguns lugares lebro dela. Minha mamãe não pode ver meus trabalhos artísticos, meus poemas, meus violões, que por ser um instrumento musical eu dei-le o seu nome Donata virou ''ATANOD'' vou construir dez Atanod. já tó no numero seis. Lembro dela arrumando minha roupinha branco pra sai na escola, na frente batendo minha caixa, dela me gritando,me chamando carinhosamente de Favinho. QUE DELICIA FOI SER FILHO DAQUELA MULHER. Que honrar foi lutar ao seu lado, de ouvir ela gritando; ''Por cima de medo coragem'' ''Xagas Abertas Coração Ferido Sangue de Jesus cristo entre Favinho e o Perigo'' ''Faz tanto tempo que não vejo fogo nesse campo de variedade'' palavra falada por uma bruxa encantada em uma linda mulher, que atraia os viajantes para destruir. isso ela falava pra todo mundo que ela gostava. Minha mãe era realmente uma mulher extraordinária. Posso dizer que minha mãe participou ativa da Segunda Guerra Mundial, Pois ela tinha que faze serão de duas horas por dia para supri a força Expedicionária Brasileira na Itália. Esperando eu que nasci em 1943. Minha mãe era Tecelã numa fabrica de tecido em Estancia-SE. Mamãe era de Lagarto. Grande contadora de história ela atraia muitas gente com suas histórias de Trancoso nas noites de lua cheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário