sábado, 15 de dezembro de 2012

Huma Viagem de Volta ao Outro Milenio.


Tó terminando o meu  depoimento, terminando de contar o que foi minha vida, desde os últimos detalhes, o que foi minha vida , minhas, andanças, as brincadeiras, a escola, meu jeito, minha infância, as brincadeiras, o Rio as pescarias, o futebol,o circo, ontem mesmo fiquei sabendo que foi montado de novo o museu do circo, e  lá estava a Verônica Tamaoki uma conhecida minha e apaixonada, pelos circos, pelas famílias circense, as musicas do circo está  na minha cabeça ainda, Adaugio ,um numero maravilhoso, apresentado na primeira parte do espetáculo. Saudade dos banhos de rio, das pescarias, das viagens, do alto da veia Maria, onde eu ficava a maior parte do dia tomando conta dos carneiros, que meu pai comprava pra matar, que pena, mais agente não tinha noção, e também era a sobrevivência meu pai tinha 9 boca pra alimentar. Tinha também uma jaquera  velha  que agente estava sempre lá em busca de alguma jaca, sempre nos  dava alguma, ou então quando nada os mangues nos botava pra correr de lá. Mangue pra quem não sabe ´é um marimbondo muito brabo que tem naquelas bandas da Bahia, o bichinho corre atraz, os bandos, só para na cabeça da gente. Uma vez  cai de um pé de laranja, até hoje tenho as marcas da queda, cair por cima de uma cerca de arame farpado, sai rasgando o trazeiro no arame, fiquei um tempão jogado no chão debaixo do pé de laranja. Menino naquele tempo tinha muita coisa pra fazer, mais do que hoje, porque trabalhava também, além de traquinar. Os meninos da minha época trabalhava  para ajudar nas despesas da casa, e sei lá o que mais. Mais isso não deixava agente infeliz, ao contrário agente era muito feliz, muita liberdade muitas brincadeiras, agente aprendia a se defender dos males do mundo. Lá naqueles confins de mundo que eu aprendi as delicias da  vida, os sabores das frutas, particularmente o sabor da fruta do cacau, uma verdadeira delicia, do jenipapo, do caju, da cajá, da manga, da laranja do saputi. Aprendi sobre a dor, a solidão o pé no chão, as mãos sujas de visgo da jaca, as unhas arrancadas de topadas, pedrada na cabeça, as noites de São João. Em 1950 eu com sete anos me sentia o grande homem esperto, mais cheio de dengo, meu pai me dengava muito, me chama vá de tutuca, vejam só tutuca, o meu irmão mais velho devia ficar puto com isso, e me hostilizava muito  e esta  hostilidade continuou, ele temperamento muito forte, de Escorpião, moreno cabelos crespos, eu um loiro de olhos verdes, cabelos lizo. Em 1951 entramos na escola, lembro até o nome da escola. Escola Julho Ribeiro Coaraci Ilhéus Bahia. Esse era o cabeçalho do caderno, mais eu ainda não usava caderno. Estava no ABC, andei rápido na escola, a vida demora muito a passar quando agente tem 10  anos, ia esquecendo de falar meu signo. Libra. Acredito nas previsões dos signos. Sou muito grato por ter vindo do outro milênio ter vivido intensamente o outro milênio, cresci  ouvindo minha mãe dizendo: aos 2000 não chegarás, no mesmo dia que minha mãe morreu, eu tinha passado pra ver ela e lembrei desse dizer que ela falava sempre o que  assunto era fim do mundo aos dois mil não chegaras. Nessa noite eu passei ela estava lavando umas louças, eu estava a traz dela pensando assim. Mamãe vai viver muito ainda, vai ver o dois mil tranqüila, run, quando foi de madrugada passou mau tentaram leva-la para o Hospital mais não deu tempo,'' edema pulmonar'' como já falei essa foi a maior perda da minha  vida , mais por outro lado foi uma honra viver e lutar ao seu lado. Vou  falar de alguns dos grandes acontecimentos importantes. Como a Construção de Brasília, Embora o motivo pela qual foi construída, eu não concorde,  a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, a Invenção do Carro a Álcool, o Radio um grande companheiro de anos, depois a Televisão, a Luz Elétrica, o Avião, a Conquista do Espaço, o Petróleo os Transplantes, a cura da Tuberculose e tantas outras coisas. O Modernismo, em fim fomos conquistados pelo olhar dos nossos bichinhos de estimação e assim, coloquemos eles pra dentro de casa, onde estão dormindo alguns juntos com agente até na mesma cama. No século passado tivemos grandes conquistas. Na areá da medicina, da mecânica, da eletrônica, da construção civil. Em fim o bem venceu o mau.


Texto de Euflavio Gois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário