domingo, 31 de julho de 2022

  Estradas Reais. 213. 214 

Livro Revista.

A Conquista da Profissão..

      

          Em 1969 entrei na Iderol, industria mecânica, onde eu vi varias oportunidades para conquistar uma profissão. A profissão foi a maior conquista da minha vida, foi assim algo extraordinário o que eu fazia e da maneira que a conquistei merece um relato maior do que esse que estou fazendo. Varias maquinas de soldar eram desligadas na hora do almoço, eu almoçava ligeiro, corria lá dentro do galpão da linha de montagem, ligava uma maquina de soldar e ficava treinando, aprendendo soldar sozinhoSinal de genialidade desse Menino Rei. Um dia eu estava lá no canto com uma maquina ligada soldando numa chapa, quando levantei a mascara sentir a presença de alguém, eu parei de soldar e olhei era o dono da fabrica que me perguntou: quem deu ordem? eu respondi ninguém estou por conta própria desliguei a maquina, ele não falou mais nada e saiu. Eu estava cansado, depois de ter feito cursos no SENAI. não conseguir registrar a carteira como eletricista, lá conseguir a profissão de Soldador que regeu minha vida, e rege até agora, sai dessa firma com minha carteira anotada a profissão de ''Soldador Elétrico'' Eu tinha nessa época uma vida muito ativa,  eu  tinha ainda voltado a escola, motivado, muito motivado. vou contar: Um belo dia eu estava desempregado, nessa época eu estava bebendo muito, muito uma segunda feira eu numa ressaca retada, sai para procura emprego, sair sem rumo certo, eu ia dar umas volta na Mooca, peguei um ônibus executivo dormir e fui parar no ponto final, na praça Patriarca desci desconfiado meio babado ainda, olhei para um lado e para o outro vi uma ônibus escrito ''Cidade Universitária'' peguei esse ónibus e fui parar no ponto final. desci, e fiquei olhando pra o tempo, lá não tinha, não tem uma fabrica, não tem., nunca me sentir tão pequeno, tão insignificante, ali mesmo eu pensei: vou voltar a Escola, eu via o entra e sai daqueles jovens de fino trato nas suas faculdades, Medicina, Engenharia, Administração e outros cursos, vários outros, eu pensei: vou entrar, peguei o ónibus de volta pra casa de cabeça virada, dai pra frente coloquei essa idéia, para se materializar, pouco tempo depois eu estava voltando a Escola para fazer o Supletivo Ginasial, depois o Colegial e finalmente a Faculdade.


                                                                                                                                          pg.313.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais. 


            Fiz o ''Comercio Exterior'' bacharelado. Já estava no meu terceiro emprego amando São Paulo mais sem paixão, sem paixão, o trabalho: Trabalhava numa Multinacional  na profissão que tinha conquistado na Iderol Ltda. ainda meio feliz, já pensando altamente em casar, ter filhos. Foquei agora nisso, eu já tinha o terreno, vou fazer minha casa, queria antes comprar um caro o meu maior sonho de consumo. Pedir conselho do tipo: estou pensando em casar, em comprar um carro ou construir uma casa, construí uma casa ganhou de goleada. Vamos por em pratica a história da construção, chamei pedreiros comprei materiais e fiz a casa bem rápido, incrível! agora eu já tinha a minha casa. Casa de trabalhador sim, casa de nordestino sim, onde iria nascer os meus filhos por isso sagrada, onde eu ia ter o meu cachorro, minha mangueira até bananeira, onde eu ia ter meu quintal para me refugiar quando tivesse triste. lá eu tive meus três filhos queridos, eu tenho muito orgulho deles, eu fui um cara que venceu em São Paulo. Não tenho nenhum tipo de cisma em dizer, sempre focado, alguns acidente de percurso, nada tão grande que eu precisasse pedir ajuda. Não foi sorte, foi trabalho e gosto pelo salário  que recebia, as coisas que eu gosto para mim são sagradas, fui um dos primeiros rapazes a usar calças de Jeeas no Itaim Paulista, gosto de roupas boas nunca comprei roupas e sapatos em feira. Posso dizer de voz alta e em bom som em bom eco que nunca sofri na minha vida, não sei o que é sofrimento, sou uma pessoa que sei chorar, e sei sorrir, sempre fui e sou uma pessoa muito alegre, muito sensível também. Agora casa levantada e coberta e pintada era só encher de moveis. Eu estava pronto para casar. Escolhi um dia, chamei uns amigos, coloquei gasolina na Brasilia e fomos pra Santa Isabel comprar uns bichos para fazer o almoço do casamento: leitão, peru, muitos frangos, voltamos de lá todos bebedos e felizes da vida. Não podia segurar os bichos vivos por muitos dias se não emagrecia. por isso fomos comprar  nas véspras do casamento. chegamos de Santa Isabel com os bichos já colocamos agua no fogo e tome mais cachaça na barriga.




                                                                                                                                                pg.214.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





                                                                                                                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário