domingo, 31 de julho de 2022

 Menino Rei. 206, 207, 208. 

Livro Revista.


    Pau-Brasil.  de 30 Anos

                

         ANO 1992: Eu me encontrava sem rumo, estava aposentado, estava bem quebrado, precisando de ajuda pra o bem da verdade. Um amigo, Mestre Eletricista me chamou para fazermos um serviço de Elétrica em São Bernardo Do Campo, eu mais que depressa topei e fui com eles. Era uma Fabrica de Motores de carro, Fabrica Alemã de Motores, Curioso que só, no horário de almoço eu sai vendo a parte externa da Fabrica, curiando, pelos matos adoro matos, descobri um viveiro de Pau-brasil. com mais de 50 mudinhas plantadas em saquinhos, eu não conhecia o Pau brasil, alguém me falou que era,  que tinha sido o Governador da Bahia que tinha dado de presente pra os diretores da fabrica, numa visita do diretor a Salvador, as sementes de Pau-brasil, que ele plantou em saquinhos de terra especial. Começou ali em mim uma vontade irresistível de levar um pra mim. Não foi fácil, o medo foi muito grande, mais  consegui um plano perfeito para tirar  uma mudinha de lá para mim, cheguei em casa com a mudinha como num passe de magica. Arranjei uma lata grande e plantei a mudinha. Quando ele cresceu eu plantei la fora, fiz um gradeado  de madeira ai molhava todos os  dias, o bichinho cresceu ate rápido.  Me arrisquei muito tirando aquela mudinha de dentro do viveiro de plantas exóticas da quela fabrica de Motores. Era pra mim um luxo, um trofeu  ter aquele pau-brasil na frente da minha casa, mais assim que ele cresceu  ao ponto, ao ponto de caber uma pessoa em baixo, ele logo foi invadido, ocupado  por vagabundos,  por poetas, marginais,  e o Diabo que o parta dia e noite, ele o pau-brasil ficava bem em frente a  janela do quarto, era uma festa todos os dias e todas as noites. Reuniões interminável, para discutirem o sexo dos Anjos, a cor das calcinhas das  Freiras usavam calcinhas, se era fio dental, biquini e que cor, onde elas estendiam. Se vocês não conhecem, não podem imaginar como e bela as folhas, também as flores do pau-brasil com suas duas pétalas amarela e uma vermelha, suas folhas brilhantes são lindas, preciosas as folhas do Pau-brasil. De repente aqueles que podia e devia cuidar da arvore começaram a destruir-la mais a arvore e inacreditável, tem resistido ao fogo, ao descascamento do seu tronco bravamente.


                                                                                                                                         pg.206.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais. 




           Ainda comigo morando lá,  primeiro apanhei uma menina deles descascando o tronco da arvore, acendendo fogueira embaixo, bem perto do inicio do tronco para se aquecerem nas noites de insônia, de inverno, depois botaram fogo em uma fresta feito por eles  no tronco da arvore, que só ainda esta viva por um milagre, ou por ser uma arvore muito resistente, ou talvez esteja esperando eu ir lá me despedir dela, ainda não fui prolongando por mais um pouco a vida da minha arvore querida. Bom lá no serviço de onde eu trouxe a mudinha, cavamos uma valeta de mais de 150 metros por 40 centímetros de fundura, mais 30 de largura, para passar uma tubulação com um cabo que levaria a eletricidade do transformador la fora,  até a fabrica, mais ai eu já estava feliz, tinha levado minha mudinha pra casa, que ficou uma Arvore linda. Realmente o Pau-Brasil é uma Arvore preciosa, além do mais foi ele que me inspirou a entrar na Arte. Se hoje eu tenho essa arte foi por sua causa meu Pau-Brasil.  Meus vizinhos que também eu vi nascer, a minha tristeza absoluta por eles que tanto se beneficiam ainda com a sombra preciosa desse lindo.  Que resiste ainda, embora mortalmente ferido. Só me resta tirar centenas de fotos, só me resta, me restou transformar os seus galhinhos quebrados pelas  meias tempestades, ventania em Arte. Na mais pura Arte popular. Eu tenho o maior orgulho de ter feito isso, essa Arte que amostro pra minha centenas de amigas e amigos, eu sou muito, muito feliz por fazer essa Arte. Acredito ter feito mais de 1.000 mil trabalhos artísticos entre rostinhos e minhas pessoazinhas esculpidas   quase vivas, com alma e expressões, personalidade, carregam a majestade do meu Pau-Brasil. O pau-Brasil me levou pra Arte e na Arte estou. Só que o artista pra ser reconhecido precisa esta na hora certa, no lugar certo para ser resgatado pelo destino. A sua obra tem que gritar bem alto.  Me encanta a arvore do Pau-Brasil, suas folhas oleosas, o tronco com seus espinhos, sua madeira fortíssima me inspirou  a fazer Arte. Quando vi pela primeira vez uma mudinha lá na fabrica de motores, me veio a cabeça levar uma pra mim e levei, essa muda cresceu e eu virei Artista por causa dela.



                                                                                                                                          pg.207.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Estradas Reais. 



             Para mim o pau-Brasil me transformou no quase Artista que sou hoje. Tenho muito que agradecer. O Pau-Brasil Uma arvore linda e inspiradora. Inspiradora e Sagrada para nos brasileiros, ela é a mãe do Brasil. É A MÃE da minha Arte, me deu de graça muita alegria de viver, me deu de graça a minha Arte, e deu muitos amigos Artistas, me expandir, evolui na vida, me encontrei, me encantei e encantado estou. Sou uma dupla pessoa por sua causa.  Procurem na internet. por ''Euflavio Madeirart'' curta minha Arte, leiam meus poemas, mostre pra seus amigos, compartilhem. Euflavio Agradece. Devo minha Arte para o meu Pau-brasil,  acho magico o dia que encontrei perdido num recanto daquela fabrica de Motores lá em São Bernardo de Campos aquele monte de mudinhas de Pau-brasil e eu me encantei aponto de querer trazer uma mudinha, e vinte anos depois eu me tornar um Artista em função disso. A arvore do Pau-brasil é uma arvore extraordinária, suas folhagens brilha como que pra chamar atenção.

        

                                                                                                                                        






                                                                                                                                     PG.208.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário